Enfam entra na Rede Ibero-Americana de Escolas Judiciais

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) fará parte da Rede Ibero-Americana de Escolas Judiciais (RIAEJ) e terá assento no Conselho Deliberativo responsável pela elaboração das diretrizes de atuação da Rede. O ingresso da Enfam será oficializado durante a IV Assembléia Geral da RIAEJ, que se realiza entre os dias 16 e 18 de maio, no Rio de Janeiro.

O diretor-geral da Enfan, ministro Nilson Naves, representará o Superior Tribunal de Justiça na abertura do evento e presidirá a cerimônia de encerramento. A inclusão da Enfam na RIAEJ foi acertada pelos presidentes do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, e do Conselho Geral do Poder Judiciário e do Supremo Tribunal do Reino da Espanha, Francisco José Hernando Santiago, em encontro realizado no dia 21 de março, em Madrid.

A Assembléia Geral da RIAEJ é o evento mais importante da Rede, por reunir 25 escolas, centros e unidades de capacitação judicial ibero-americanos, além de várias instituições internacionais que participam como convidadas. Neste ano, o tema principal do evento será a preparação das escolas judiciais para o futuro, com destaque para a formação judicial e o fortalecimento das escolas. O encontro também servirá para a prestação de contas das atividades da rede no período de 2005 a 2007.

Criada pela Emenda Constitucional 45, que ficou conhecida como Reforma do Judiciário, a Enfan tem por objetivo regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos oficiais para ingresso e promoção na carreira da magistratura. Ela também vai definir diretrizes para formação e aperfeiçoamento de magistrados, fomentar pesquisas, estudos e debates, promover a cooperação com entidades nacionais e estrangeiras ligadas ao ensino e formular sugestões para aperfeiçoar o ordenamento jurídico, entre outras ações.

Fonte: STJ

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade