Defensores discutem Lei de Divórcio em Cartório no auditório da Justiça Federal

A Defensoria Pública do Estado realiza nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, o II Seminário Alagoano dos Defensores Públicos, no auditório da Justiça Federal. Segundo o subdefensor Daniel Alcoforado, um dos objetivos é orientar a categoria sobre os procedimentos que serão adotados pelo setor após a edição da lei 11.441/2007.

“A lei permite que as separações e divórcios consensuais sejam realizados diretamente nos cartórios de Nota ou de Registro Civil. Isso causa uma certa tensão porque trará nova demanda para a Defensoria Pública”, destacou o subdefensor. O encontro faz parte das comemorações da Semana do Defensor, cujo dia é comemorado no dia 19.

Durante o encontro serão escolhidas as personalidades que mais contribuíram para o fortalecimento da Defensoria, desde a sua criação, em 2001. A programação conta com palestras de interesse do público alvo, a exemplo de advogados, estudantes da rede pública de ensino, acadêmicos de Direito, defensores, promotores, juízes, dentre outros profissionais de áreas afins.

A abertura do evento ocorre na sexta-feira, a partir das 19h, com a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. Ele discursará sobre “O Poder Judiciário como fator de mudança social”.

A partir das 20h, os participantes vão assistir à palestra do promotor de Justiça da Bahia, Cristiano Chaves de Farias, intitulada “Atualidades na dissolução da sociedade conjugal”. Em seguida, haverá o lançamento do livro de sua autoria, denominado “O novo procedimento da separação e do divórcio”.

Para fechar a programação da noite haverá a exposição do juiz federal da Bahia, Dirley da Cunha Júnior, sobre “A importância da Defensoria Pública para concretização dos valores constitucionais”.

No sábado, a programação começa às 9h, com a palestra do defensor público alagoano, Nestor Távora, sobre “A reforma criminal em Direito Penal do Inimigo”. A partir das 10h, os participantes assistirão à palestra do professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), que abordará “Aspectos atuais do processo de execuções”.

Fonte: Defensoria Pública do Estado

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade