Conciliações entre mutuários e Caixa chegam a 70% na Justiça Federal

Imagem: Evento debateu financiamento habitacional

Fonte: Ajufe

Conciliações na Justiça Federal que chegam a 70% nos processos judiciais entre mutuários e a Caixa Econômica Federal são consideradas casos de sucesso em todo o País. A informação foi ressaltada ontem (17/05), pelo superintendente de negócios da Caixa Econômica Federal, Paulo Sérgio de Melo, durante abertura do seminário sobre financiamento e habitação em Maceió. O evento foi aberto com a conferência: “Responsabilidade Civil por Danos decorrentes da atividade Bancária”, proferida pelo juiz federal e diretor da Seção Judiciária de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro.

O seminário é promovido pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe) em parceria com a Caixa Econômica e o Conselho da Justiça Federal (CJF). A elevada demanda de processos que vão para as mãos de juízes federais só aumenta a importância das audiências de conciliação. A maioria desses conflitos resulta em acordos, com economia de tempo e dinheiro e menos desgaste para as partes, uma tendência na modernização da Justiça.

Segundo informações do delegado da Ajufe em Alagoas, juiz federal André Tobias Granja, o seminário é o segundo evento da entidade realizado no Estado. “Nossa meta é sediar um Encontro Nacional de Juízes Federais”, observou ao agradecer o apoio da direção do Foro da Seção Judiciária de Alagoas.

Cerca de 80 pessoas participam do evento entre magistrados e advogados da Caixa Econômica. A abertura foi prestigiada pelo vice-presidente da Ajufe da 5ª Região, João Luiz Mathias; pelo corregedor geral do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Francisco Wildo; pelo gerente nacional de atendimento jurídico da Caixa, Paulo Roberto dos Santos, além do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Pedro da Rocha Acioli, que foi o grande homenageado da noite.

Homenagem - O ministro Pedro Acioli lembrou ter sido relator do processo do Sistema Financeiro de Habitação, na década de 80, que firmou jurisprudência para todo o País, ao destacar a importância do tema do evento. Fez ainda uma retrospectiva de suas ações desde o início da implantação da 1ª Vara da Justiça Federal de Alagoas, que inicialmente funcionou no salão nobre do Teatro Deodoro.

“Posteriormente conseguimos verbas para a construção da sede, às margens do Salgadinho e depois, junto ao então governador Divaldo Suruagy, a permuta daquela sede com o prédio onde hoje funciona a Seção Judiciária de Alagoas, concluído pelo colega Francisco Falcão”, lembrou o ministro.

Segundo Pedro Acioli, a Justiça Federal de Alagoas honra a magistratura no Estado e no País. O diretor do Foro da Justiça Federal de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro mencionou ainda o fundador da Seção Judiciária, o juiz federal Carlos Gomes, bem como o papel do desembargador Francisco Wildo, na continuidade dos bons serviços e a entre a composição fundadora e a atual composição da Justiça Federal de Alagoas.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade