Juiz Leonardo Resende é designado coordenador do Programa de Assistência Judiciária

O diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, juiz federal Paulo Machado Cordeiro designou o juiz federal titular da 1ª Vara, Leonardo Resende Martins para a função de juiz coordenador do Programa de Assistência Judiciária na Justiça Federal de Alagoas. Ao magistrado competirá zelar pela efetiva garantia do acesso à Justiça e pela gestão eficiente dos recursos públicos destinados a assistência judiciária. É obrigação do Estado prestar assistência jurídica integral gratuita aos cidadãos que comprovem insuficiência de recursos, conforme determina a Constituição Federal

É atribuição do juiz coordenador do programa estabelecer procedimentos e critérios de seleção de advogados, peritos, intérpretes e tradutores no âmbito do Programa de Assistência Judiciária, conforme determinam as Resoluções 210/81 e 434/2005 do Conselho da Justiça Federal. Cabe ao magistrado decidir sobre a suspensão ou exclusão de advogado, perito, intérprete e tradutor, em caso de má prestação de serviço, desídia, descumprimento injustificado de prazos, deficiência técnica, desvio ético ou de qualquer outro motivo relevante, observado o devido processo e as garantias inerentes.

Na supervisão e fiscalização da gestão dos recursos públicos destinados ao Programa de Assistência Judiciária, o magistrado definirá parâmetros de qualidade, o acompanhamento de dados estatísticos, o controle das receitas e despesas e a inspeção periódica dos processos administrativos referentes aos pagamentos de honorários.

Anualmente, deverá sugerir ao diretor do foro a estimativa de despesas relativas ao programa para o ano subseqüente, assim como elaborar manuais e cartilhas com o propósito de esclarecer, aperfeiçoar e uniformizar práticas, bem como propor a realização de cursos, encontros seminários e outros eventos, dentre outras atividades determinadas pelo Conselho da Justiça Federal para o Programa de Assistência Judiciária.

JF/AL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade