Napoleão Nunes Maia é o novo ministro do STJ

Em solenidade conduzida pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, o Pleno empossou, na tarde de ontem (23), o ministro Napoleão Nunes Maia Filho. Nomeado para o cargo no dia 16 de maio pelo presidente da República, Napoleão Nunes Maia assumiu a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Jorge Scartezzini, ocorrida em fevereiro deste ano.

Com palavras breves, mas calorosas, o presidente do STJ deu as boas-vindas ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho, ressaltando a trajetória jurídica do novo colega e sua devoção à magistratura, no que definiu como “um perfil sobremodo excelente”. O ministro Barros Monteiro ainda elogiou a dedicação do ministro recém-empossado ao magistério superior em cursos de graduação e pós-graduação, o que resultou em vasta produção jurídica e literária. Para o presidente do STJ, o novo ministro “traz o bom senso do juiz experiente, a segurança do jurista, a percuciência do mestre e a sensibilidade do poeta”.

A sessão solene de posse contou com a presença de várias autoridades dos três Poderes, representantes da sociedade e do corpo diplomático. O vice-presidente da República, José Alencar, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia também foi prestigiada pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Ferreira Mendes; pelo governador do Ceará, Cid Gomes; pelo subprocurador-geral da República Aroldo Ferraz da Nóbrega, representando o Ministério Público da União, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Fernando Ximenes. Napoleão Nunes Maia foi conduzido à tribuna do Pleno pelos ministros Antônio de Pádua Ribeiro e Herman Benjamin e prestou o juramento de compromisso constitucional.

Fonte: STJ

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade