Ministra quebra sigilo do inquérito sobre Operação Navalha

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon quebrou, na noite de ontem (29), o sigilo referente ao Inquérito 544. Com a decisão, o processo deixa de tramitar em segredo de justiça. O inquérito investiga as denúncias apontadas pela Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal.

Eliana Calmon decretou a quebra do sigilo por entender que os fatos relativos ao inquérito já são de conhecimento público. “Todos os trâmites processuais estão sendo acompanhados de perto pela mídia, sendo inevitável a ostensividade das providências a serem adotadas na esfera judicial”.

Além disso, para a ministra, a medida se faz necessária “pela esteira de boatos e maledicências que pairam sobre pessoas que nenhum envolvimento têm com os fatos em apuração, e pela necessidade constante de alinharem-se os órgãos do Estado para, conjuntamente, adotarem as providências cabíveis dentro de suas competências e atribuições”.

Segundo a relatora do processo, tornar público o inquérito “facilitará a comunicação entre os órgãos estatais e apaziguará aflições injustificadas e desnecessárias”.

**

Confira o inteiro teor da decisão proferida pela ministra:


INQUÉRITO Nº 544 - BA (2006/0258867-9)

**

**RELATORA: MINISTRA ELIANA CALMON **AUTOR: PGDAR

**

DECISÃO

**

Neste inquérito, em que estão sendo apurados fatos que levaram à deflagração, pela Polícia Federal, da nominada “OPERAÇÃO NAVALHA”, que tramita em “segredo de justiça” devido ao caráter sigiloso das operações, verifico que não mais se apresenta necessária a confidencialidade do processo.

Os fatos já foram divulgados com abundância pela imprensa; os diálogos e transcrições das interceptações telefônicas já se encontram em poder dos mais diversos meios de comunicação; todos os trâmites processuais estão sendo acompanhados de perto pela média, sendo inevitável a ostensividade das providências a serem adotadas na esfera judicial.

Por outro ângulo, pela esteira de boatos e maledicências que pairam sobre pessoas que nenhum envolvimento têm com os fatos em apuração, e pela necessidade constante de alinharem-se os órgãos do Estado para, conjuntamente, adotarem as providências cabíveis dentro de suas competências e atribuições, DECIDO REVOGAR O SEGREDO DE JUSTIÇA, tornando público o inquérito, o que facilitará a comunicação entre os órgãos estatais e apaziguará aflições injustificadas e desnecessárias.

Comunique-se ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

Oficie-se ao Ministro de Estado do Controle e da Transparência, em resposta ao seu ofício, informando que está liberado o fornecimento de cópias dos autos do inquérito, diante da presente decisão.

Brasília-DF, 29 de maio de 2007.

**

MINISTRA ELIANA CALMON

Relatora

**

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade