Tribunal elege lista tríplice para desembargador federal da 5ª Região

Os integrantes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região escolheram, na última quarta-feira (06/06), em sessão realizada no plenário, os nomes dos juízes federais que vão compor a lista tríplice para nomeação de desembargador federal, em substituição ao atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia, recentemente promovido. O diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro está entre os três juízes mais votados para compor a lista tríplice.

Além de Paulo Cordeiro estão entre os mais votados os juízes federais Edílson Pereira Nobre Junior e Manoel de Oliveira Erhardt. Foram também votados os magistrados: Francisco Roberto Machado, Rogério de Menezes Fialho Moreira, Ricardo César Mandarino Barreto e Alexandre Costa de Luna Freire.

Em preliminar suscitada, o Tribunal rejeitou proposta do Juiz Federal Sergio Wanderley de Mendonça que propunha sabatina aos magistrados, como critério para escolha dos nomes, sob o fundamento da falta de previsão legal.

O pleno afastou ainda eventual impedimento de ser votado do juiz federal Ricardo Mandarino, que havia feito consulta ao órgão colegiado, em virtude de compor o Conselho Nacional do Ministério Público.

A sessão foi histórica por ser a primeira votação aberta para escolha de magistrado promovido à segunda instância noTribunal, em cumprimento à Resolução nº 06 de 03/09/2005, do Conselho Nacional de Justiça.

A lista será encaminhada ao Presidente da República, que fará a escolha, dentre os três, e nomeará o próximo Desembargador Federal.

Fonte: TRF5

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade