Ex-prefeito de Craíbas é condenado por desvio de verba pela Justiça Federal

O ex-prefeito do município de Craíbas J. C. B., com mandato encerrado em 1996, foi condenado a quatro anos e meio de prisão em regime semi-aberto (domiciliar) e a ressarcir aos cofres públicos R$ 46.539,42 por crime de responsabilidade, pelo juiz substituto da 8ª Vara Federal de Arapiraca, Fábio Roque da Silva Araújo. A condenação foi por desvio de verba federal do convênio para distribuição de alimentos com a implantação do Programa de Atendimento a Desnutridos e Gestantes de Risco Nutricional no município.

Segundo informações do juiz Fábio Roque, auditorias do Ministério da Saúde e da Secretaria Federal de Controle, hoje Controladoria Geral da União (CGU) comprovaram o desvio de recursos. “O processo foi iniciado no Tribunal Regional Federal, pois à época prefeito, o réu tinha foro por prerrogativa de função, retornando depois para a Subseção de Arapiraca, por meio do Ministério Público Federal”, explica o magistrado.

O juiz Fábio Roque cita o Decreto 201/67 em seu artigo 1º, inciso 1º que trata do crime de apropriação de bens ou rendas públicas, ou para os casos de desviá-las em proveito próprio ou alheio, assim como de deixar de prestar contas no devido tempo, ao órgão competente, da aplicação dos recursos.

Segundo o magistrado, o caso em questão é ainda mais peculiar, uma vez que os recursos federais desviados destinavam-se à implementação de um programa de atendimento aos desnutridos e às gestantes de risco nutricional, em um município em que os índices de mortalidade infantil estão acima da média nacional.

“Ao desviar os recursos públicos, o réu deixou à míngua uma legião de pessoas que haviam de ser beneficiadas com produtos alimentícios elementares, tais como latas de óleo e pacotes de leite, relegando-lhes o direito fundamental ao mínimo existencial”, afirma o juiz.

JF/AL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade