Juízes cobram agilidade na aprovação do projeto de lei que cria 230 novas varas federais

Os presidentes da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (AJUFER), Charles Moraes, e da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (AJUFESP), Ricardo Castro, se reuniram no dia 5 de junho com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado João Leão (PP/BA) e com o líder de governo na Câmara dos Deputados, deputado José Múcio (PTB/PE). O diretor Financeiro e do Patrimônio da AJUFER, Moacir Ferreira Ramos, também participou do encontro.

Os magistrados entregaram aos parlamentares ofícios das duas entidades solicitando pressa na apreciação do Projeto de Lei (PL) 5829/2005 que trata da criação de novas varas da Justiça Federal. De autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o PL tramita atualmente na Câmara dos Deputados. A proposta original era de criação de 400 novas varas federais, mas um substitutivo reduziu a quantidade para 230. O objetivo continua o mesmo: interiorizar a Justiça Federal e criar novos juizados especiais em todo o país.

Os presidentes da AJUFER e da AJUFESP apresentaram argumentos que justificam a votação do PL. Segundo Charles Moraes, as novas varas previstas no Projeto de Lei são úteis para que a Justiça Federal possa atender a crescente demanda de processos. “Os juízes estão sobrecarregados e há necessidade de intensificar a ação da Justiça, por exemplo, no combate ao crime organizado. Também o tráfico de drogas, o contrabando de armas e as questões relativas à Previdência Social exigem a atuação constante da Justiça Federal e instalação de novas varas é essencial neste momento, em várias localidades”, explicou.

Segundo o presidente da AJUFER os deputados se sensibilizaram com o pedido de urgência para a tramitação do PL, apresentado pelas Associações e saíram da reunião convencidos das dificuldades que a justiça de primeiro grau enfrenta. A questão do aparelhamento da Justiça, com recursos técnicos e humanos, também foi discutida.

O líder de governo na Câmara garantiu que a bancada e o próprio governo serão mobilizados para garantir a rápida votação do Projeto.

Outro assunto discutido na reunião foi o orçamento do Poder Judiciário. Preocupados com os gastos do Poder Judiciário na construção de prédios da Justiça, os parlamentares receberam dos juízes o esclarecimento sobre a funcionalidade com que se pensa a estrutura dos prédios da justiça. “Não há luxo, apenas o que é imprescindível ao seu desempenho institucional”, disse Charles Moraes.

O presidente da AJUFER explicou ainda que os juízes e servidores da Justiça Federal estão trabalhando para melhorar o atendimento ao cidadão, facilitando o acesso aos Foros e aos Juizados Especiais. “As novas varas, dotadas da devida estrutura técnica e de recursos humanos, vão ampliar ainda mais este atendimento”, ressaltou.

A reunião do último dia 5 foi a primeira experiência conjunta da AJUFER e da AJUFESP na defesa de pleitos comuns junto ao legislativo. Segundo o juiz Charles Moraes, as duas entidades vão continuar com a pauta de reivindicações e mobilizações no Congresso. “A intenção é garantir atuação fortificada visando não só o alcance de resultados institucionais, reivindicados pelos magistrados, mas também melhorias voltadas para o cidadão jurisdicional que aposta numa Justiça célere e eficaz,” disse Charles Moraes.

As duas associações trabalharam para que os juízes federais e a própria Justiça Federal tenham respostas práticas, sobretudo para aquelas demandas que estão esquecidas, mas que tem grande significado nos contextos regional e nacional.

www.ajufer.org.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade