Ministro Gilson Dipp toma posse como coordenador-geral da Justiça Federal

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Langaro Dipp, será empossado coordenador-geral da Justiça Federal nesta quarta-feira (20/6), às 17h30, no Salão Nobre do STJ. O presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), também presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, lhe concederá a posse. O ministro Gilson Dipp sucede o ministro Fernando Gonçalves no cargo, que encerra seu mandato como membro efetivo do CJF.

A Coordenação-Geral da Justiça Federal funciona junto ao CJF e o ministro do STJ titular do cargo é o seu membro efetivo mais antigo no colegiado. Dentre outras atribuições, o coordenador-geral tem a incumbência de dirigir o Centro de Estudos Judiciários, presidir a Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais, o Fórum Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça Federal e a Comissão Permanente de Acompanhamento dos Juizados Especiais Federais, além de supervisionar as atividades sistêmicas que o CJF desenvolve junto à Justiça Federal.

O ministro Gilson Dipp é natural de Passo Fundo-RS. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele iniciou sua carreira como advogado, em 1968. Foi nomeado juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em 1989. Foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral, de 1991 a 1993, e titular de 1995 a 1997. Exerceu a Presidência do TRF da 4ª Região no biênio 1993/1995, tendo atuado, nesse período, como membro titular do Conselho da Justiça Federal (os presidentes dos TRFs são automaticamente membros efetivos do CJF). Tornou-se ministro do STJ em 1998.

Fonte: STJ

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade