Padronização de contratos da Justiça Federal é o objetivo de projeto do CJF

A apresentação do programa de “Auditoria Informatizada da Aplicação dos Recursos” (AUDINF), pela Secretaria de Controle Interno (SCI) do Conselho da Justiça Federal (CJF), trouxe a possibilidade de padronização e unificação de contratos de serviços terceirizados no CJF e nos Tribunais Regionais Federais. O sistema é um projeto elaborado pela SCI/CJF para o Planejamento Estratégico do CJF.

Segundo o gestor Kleb Amâncio, chefe da Seção de Auditoria Temática da SCI/CJF, a AUDINF é uma ferramenta específica para auditoria de órgãos públicos e trabalha sobre informações de despesas freqüentes no setor público. O sistema funciona a partir da reunião de dados sobre contratos de setores terceirizados na Justiça Federal como prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, vigilância e serviços auxiliares. Dessa maneira o programa realiza uma análise comparativa de dados com base no fator K.

“A escolha pela letra K foi pensada, a idéia era que ela fosse totalmente imparcial entre os órgãos públicos, mas não teve jeito. Em se tratando de auditoria, virou o fator Karrapato” brinca Kleb Amâncio. O fator K é a divisão do custo total de um contrato pelo salário devido ao cargo, gerando uma média que não deve ser ultrapassada, estipulada pelos órgãos. O uso dessa ferramenta diminuirá o tempo gasto nas tarefas de auditoria e também fará uma economia quanto ao uso de papel, uma vez o processo é todo informatizado.

Com a colaboração da Procuradoria-Geral da República, que já lida com a ferramenta, a Seção de Auditoria Temática, Formulação e Acompanhamento de Ações Corretivas aplicará a AUDINF após uma reformulação proposta pela Secretaria de Tecnologia da Informação e das Comunicações (STI), para que a ferramenta atenda as singularidades do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º Graus.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade