CJF recomenda aos TRFs saque descentralizado de precatórios e RPVs

O presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, encaminhou ofício aos Tribunais Regionais Federais recomendando que passem a permitir o saque descentralizado de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs).

Caso os Tribunais sigam a recomendação, os precatórios alimentícios e as RPVs poderão ser sacados em qualquer agência do banco oficial de origem do depósito - Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, em todo o território nacional, independentemente de onde foi feito o depósito.

Precatórios e RPVs são ordens de pagamento emitidas pelo Poder Judiciário para determinar o pagamento de quantia devida por qualquer órgão público em razão de processo judicial. Atualmente, cada TRF, na região sob sua jurisdição, adota procedimentos diferenciados para o saque desses títulos.

Representantes da Caixa e do Banco do Brasil reuniram-se com o Grupo de Trabalho de Precatórios, composto por representantes do CJF e dos TRFs, e solicitaram a padronização desses procedimentos.

Os TRFs da 1a Região (sede Brasília-DF, abrangendo os estados de MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO, AP) e da 5a Região (sede em Recife-PE, abrangendo os estados do CE, AL, SE, RN e PB) já permitem o saque descentralizado, em qualquer localidade do país. O TRF5, no entanto, apenas aceita o saque descentralizado do próprio beneficiário, se for um procurador o saque somente pode ser feito na agência do depósito.

Os TRFs da 2a Região (sede no Rio de Janeiro-RJ, abrangendo também o ES) e da 3a Região (sede em São Paulo-SP, abrangendo também o MS) permitem o saque somente no território dos estados sob sua jurisdição. O TRF da 4a Região (sede em Porto Alegre-RS, abrangendo os estados do PR e SC) também o permite apenas nos estados sob sua jurisdição, mas o beneficiário quando está fora da agência de origem tem de informar o número da conta de depósito.

Os representantes dos bancos oficiais esclareceram ao Grupo de Trabalho que suas instituições possuem condições técnicas para permitir o saque de precatórios alimentícios e RPVs em todo o país, sem que isso afete a segurança do sistema.

A descentralização do saque beneficiará sobretudo as pessoas que têm valores constantes de RPVs ou precatórios a receber e que residem em localidades distantes da agência bancária onde foi feito o depósito. Para efetuar o saque em outra agência, o beneficiário da RPV ou precatório só precisará apresentar sua carteira de identidade e CPF. Os bancos possuem bases de dados on-line com a relação dos precatórios e RPVs em nível nacional.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade