SRH do CJF visa plano de gestão com foco no aprendizado, no desenvolvimento e na qualificação dos servidores

Uma das propostas de atuação estratégica da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Conselho da Justiça Federal (CJF) tem por objetivo desenvolver e aprimorar a gestão de pessoas no órgão. Os projetos “Desenvolvimento Gerencial” e “Gestão de Pessoas por Competências” têm no servidor do CJF seu maior beneficiário.

O programa “Gestão de Pessoas por Competências” busca impulsionar os servidores no desenvolvimento das competências profissionais requeridas, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. “A intenção atualmente é avaliar as competências individuais do servidor de modo que possamos definir ações de desenvolvimento que fomentem o aprendizado e o conhecimento de cada profissional”, explica a chefe da Seção de Desenvolvimento Gerencial do CJF, Surama Artiaga.

O trabalho voltado para as competências individuais busca maneiras e meios de aumentar o desempenho dos profissionais, das equipes e das lideranças, e, para alcançar tal performance, é necessário melhorar a utilização do potencial humano. Dessa maneira o projeto “Desenvolvimento Gerencial” visa capacitar e desenvolver os gerentes do CJF para atuarem como gestores-educadores, orientados pelas competências profissionais identificadas.

A execução desses projetos conta com o suporte tecnológico da GESCOM, sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do CJF, que permite o acesso ao dicionário de competências, elaborado para ajudar no mapeamento das competências dos servidores. O sistema encarrega-se de tabular as informações nele inseridas e apresentar um relatório com os perfis das competências. Além disso, ele sugere listas de ações de desenvolvimento a serem adotadas pelo servidor, que seleciona as ações desejadas e constrói seu plano de desenvolvimento individual.

Todo esse trabalho voltado para o servidor é foco também do projeto “Qualidade de vida” visando inserir no contexto da instituição ações que propiciem bem-estar profissional e pessoal, aumentando a satisfação dos servidores no ambiente organizacional.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade