STJ suspende licitação das obras para a transposição do rio São Francisco

O vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Francisco Peçanha Martins, determinou nesta quinta-feira a suspensão da licitação aberta pelo governo federal para realizar as obras de transposição do rio São Francisco. A decisão atende ao pedido feito por três empresas que participam da concorrência e terá validade até o julgamento da liminar solicitada no mandado de segurança.

As empresas argumentam que o governo teria modificado os critérios para a habilitação das concorrentes depois da apresentação das propostas, o que teria gerado a exclusão do Consórcio Construtor Águas do São Francisco. O consórcio é formado pelas empresas Carioca Christiani Nielsen Engenharia, Serveng Civilsan S.A. Empresas Associadas de Engenharia e S.A. Paulista de Construções e Comércio, que entraram com o mandado no STJ.

Em sua decisão, o ministro Peçanha Martins destacou que a questão é complexa e envolve a discussão sobre a qualificação técnica das empresas concorrentes. “E sobre tal circunstância é apontada divergência opinativa da própria comissão de licitação, impondo-se, a meu ver, colher informação da autoridade apontada coatora”, afirmou.

Como o mandado de segurança apresentado pelas empresas só consta a documentação de uma das partes, o ministro determinou a intimação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para prestar as informações que julgar necessárias sobre o assunto.

Por isso, a liminar solicitada pelo consórcio só deverá ser apreciada após o envio das informações pelo ministério.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade