Foro privilegiado é grave distorção da ordem jurídica nacional, diz Canuto

O deputado federal Carlos Alberto Canuto (PMDB/AL) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para chamar a atenção do foro por prerrogativa de função, o que considera “uma das mais graves distorções da ordem jurídica nacional”. O parlamentar alagoano citou a iminente inclusão em pauta da Proposta de Emenda Constitucional 358/2005, fato que levou a Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe e a Associação Nacional dos Procuradores da República - ANPR a organizarem manifestação contra a PEC que amplia o chamado foro privilegiado.

Por ser o político conduzido ao poder por escolha popular, Canuto ressaltou que, ao se valer do cargo para obter proveito próprio ou alheio, não está apenas atentando contra o patrimônio público, mas também traindo quem os confiou o exercício de uma parcela do poder estatal, “daí por que o crime cometido pelo agente político merece reprovação social e jurídica mais severa que o praticado por um cidadão comum”, disse em discurso no dia 12 de julho, inspirado no documento “Manifesto da Ajufe Contra a Aprovação da PEC 358/2005.

O deputado federal de Alagoas ressaltou ser inaceitável a impunidade a imperar no meio político. “Governantes e parlamentares de todos os níveis constantemente envolvem-se com crimes variados e, quase sempre saem impunes ou recebem penas tão tardiamente que se mostram inúteis às suas finalidades”. O foro privilegiado ou por prerrogativa de função tem como fundamento que a importância das funções exercidas deve ensejar julgamentos por instâncias de importância proporcional.

Essa PEC dá seqüência a Reforma do Judiciário, recebeu parecer da Comissão Especial e está pronta para entrar em pauta e ser votada em primeiro turno. Novos privilégios são propostos, como a inclusão dos membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, na competência do Supremo Tribunal Federal. “Outro totalmente descabido é a garantia de foro privilegiado àqueles que já deixaram o cargo, ainda que o inquérito ou ação contra eles proposta tenham sido iniciados só a partir de então”, falou Canuto.

Na opinião do deputado, essas propostas afrontam a democratização brasileira e é uma flagrante contradição com o princípio da isonomia, que assegura direitos iguais perante a lei. “O foro privilegiado, sob o pretexto histórico de preservar a dignidade do cargo, sempre serviu de favorecimento pessoal, redundando no aviltamento do agente público aos olhos da sociedade”. Nos termos propostos pela PEC, a situação torna-se ainda mais inaceitável, pois o privilégio deixa de ser prerrogativa de função para ser prerrogativa pessoal, para beneficiar até mesmo ex-ocupantes.

Outro absurdo proposto é estender a prerrogativa às ações de improbidade administrativa, rompendo a tradição brasileira de que só existe foro privilegiado para ações de natureza criminal. O próprio Supremo Tribunal Federal já declarou o fato inconstitucional.

Carlos Alberto Canuto lembrou que o maior problema nas instâncias superiores, de competência especial, é a falta de julgamento por prescrição, uma vez que os tribunais têm perfis inadequados para julgar essas ações. Ele citou o ministro do STF, Carlos Velloso, ao declarar que “os tribunais superiores não têm vocação criminal. São Tribunais para julgar recursos, sem tempo para julgar ações penais. É só ver que nunca houve um parlamentar punido em toda a história”.

Para o parlamentar, a extinção do foro privilegiado é uma medida saneadora contra a cultura da impunidade que se impôs no País, sobretudo num momento em que o número de denúncias de corrupção avassalam a República. “A permanência de tal privilégio torna-se ainda mais inconcebível - um verdadeiro acinte - que só ignora o clamor de uma Nação perplexa e amargurada, cada vez mais ressentida do sentido da ética, transparência e moralidade no trato da coisa pública”, completou o deputado alagoano.

Em resposta ao discurso que lhe foi enviado, o juiz federal André Tobias Granja, delegado da AJUFE em Alagoas, encaminhou um ofício ao deputado Carlos Alberto Canuto agradecendo a postura sensível ao movimento deflagrado pela AJUFE, ressaltando que a posição do parlamentar revela um louvável compromisso na implementação de medidas concretas para a consolidação de um judiciário mais republicano e eficiente.

André Granja encaminhou, ainda, ofício aos demais parlamentares alagoano, solicitando que firmassem posição relativa ao citado dispositivo da PEC nº 358 e a exteriorizassem publicamente, uma vez que a matéria encontra-se pronta para ser votada em plenário, com a expectativa de que toda a bancada alagoana acompanhasse a posição firmada pelo Deputado federal Carlos Alberto Canuto.

Ana Márcia

www.jfal.gov.br

(82) 2122-4172

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade