Ministro Gilson Dipp é o presidente da comissão sobre juizados nos aeroportos

O coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Gilson Dipp, foi designado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, para presidir a comissão que vai discutir a criação de juizados especiais nos principais aeroportos do país.

A comissão, formada por representantes da Justiça Estadual, empresas aéreas (GOL e TAM) e Ordem dos Advogados do Brasil, quer viabilizar o mais rápido possível a montagem das estruturas desses juizados, que se instalarão nos aeroportos com o objetivo de resolver conflitos entre passageiros, empresas aéreas e órgãos reguladores e fiscalizadores.

A comissão foi formada durante reunião realizada na manhã de quarta-feira (8/8) no CNJ, que também teve a participação de representantes da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Câmara dos Deputados. “A presença da Justiça nos aeroportos, por si só, já é um fator de segurança dos usuários dos serviços aéreos e dos órgãos envolvidos”, observa o ministro Gilson Dipp, que atua junto ao Conselho da Justiça Federal (CJF) e representa a Justiça Federal na comissão.

A idéia inicial é que os juizados sejam instalados nos aeroportos de maior movimento: em São Paulo, Congonhas e Guarulhos; no Rio de Janeiro, Galeão e Santos Dumont; e em Brasília, Juscelino Kubitschek. Tanto a Justiça Estadual quanto a Federal deverão disponibilizar uma pequena estrutura (juízes, atendentes, conciliadores, escrivãos) para atendimento ao público. De acordo com o ministro Dipp, a princípio esses juizados terão caráter temporário e funcionarão até que a crise aérea seja plenamente superada.

“A intenção é que as empresas aéreas e os órgãos estatais, como a Infraero e a Anac, cumpram com as suas obrigações e os usuários dos seus serviços tenham a quem recorrer em caso de conflito”, assinala o ministro. A estreita ligação do ministro com os juizados especiais federais foi uma das razões principais para que ele fosse convidado a compor e presidir a comissão.

Junto ao Conselho da Justiça Federal, além de atuar como coordenador-geral, o ministro Dipp preside a Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais e a Comissão Permanente de Acompanhamento dos Juizados Especiais Federais.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade