Fonajef inicia os trabalhos com a participação de 120 juízes

Fortaleza (CE) - O 4 º Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais foi aberto ontem à noite (22/08), em Fortaleza, com participação de 120 juízes, o maior número de inscritos desde a primeira edição, realizada em 2004. Com a transmissão ao vivo pelo site da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a solenidade de abertura foi marcada pelo protesto contra a decisão da Corregedoria Geral da 3ª Região que negou pedido de magistrados para participar do Fórum.

“O que importa não é apenas o deferimento do afastamento de juízes para participar do Fonajef, mas o direito dos juízes ao aperfeiçoamento, como, aliás, passou a exigir a Constituição, por meio da Emenda Constitucional nº 45, de 2004”, afirmou, em discurso, o presidente da Ajufe, Walter Nunes.

“Essa situação é intolerável e, por isso, a Ajufe, na qualidade de representante dos juízes federais do Brasil, torna-se a voz da indignação dos juízes federais da 3ª Região quanto ao tratamento que vêm recebendo quando solicitam afastamento à Corregedoria-Geral”, protestou Walter Nunes, sendo apoiado com aplausos pelos participantes do Fórum.

Êxito dos Juizados

Presente à solenidade de abertura do Fonajef, o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Gilson Dipp, disse que os magistrados não devem se queixar das dificuldades que os Juizados Especiais Federais (JEFs), da falta de estrutura e do excesso de trabalho. “Todos estamos pagando o preço do sucesso”, afirmou.

Desde a instalação dos JEFs, em 2000, até o primeiro trimestre de 2007 foram distribuídos 5.717.957 processos e julgados 4.757.000 processos. Para o ministro Gilson Dipp, os números são alarmantes, mas demonstram a confiança da sociedade brasileira nos JEFs.

O coordenador-geral da Justiça Federal fez um apelo: “Não se queixem do número de processos. Não se pode medir a competência, a operosidade, a importância dos juizes pelo excessivo número de processos. Claro, soluções têm que ser tomadas, mas o número de processos deve ser um orgulho para vocês. Não há motivos de lástima e de queixume, porque vocês estão prestando, sim, justiça imediata.”

Gilson Dipp definiu os juízes dos JEFs como “o braço mais transparente da justiça brasileira”. O ministro também destacou uma nova realidade nos JEFs, com o processo informatizado. “Isso está mexendo não só com os magistrados, mas também com os advogados, com as partes e com o próprio sistema recursal”.

Participaram da mesa de abertura do IV Fonajef:

Coordenador-geral da Justiça Federal: ministro Gilson Dipp

Presidente da Ajufe: Walter Nunes

Presidente do TRF da 5ª Região: desembargador federal José Baptista de Almeida Filho

Diretor do Fórum da Secção Judiciário do Ceará: Augustino Lima Chaves

Coordenador do 4° Fonajef e vice-presidente da Ajufe da 5ª Região: João Luis Nogueira Mathias

Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 5ª Região: desembargador federal Marcelo Navarro

Procurador Geral da União: Luis Martins dos Anjos

Gerente nacional do Contencioso da Caixa Econômica Federal: Jailton Zanon

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade