Alagoano Humberto Gomes de Barros assume vice-presidência do STJ nesta quinta-feira
O alagoano, ministro Humberto Gomes de Barros foi eleito vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na noite de terça-feira (12), por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal e assume a função no STJ e no Conselho da Justiça Federal (CJF), em decorrência da aposentadoria do ministro Francisco Peçanha Martins.
A posse do ministro Humberto Gomes de Barros no STJ, tribunal que integra desde 1992, ocorre nesta quinta-feira, dia 14, no Salão Nobre. A solenidade será às 15h.
Além do seu reconhecido conhecimento jurídico, o futuro vice-presidente do STJ é um homem das letras duas vezes imortal - pela Academia Alagoana de Letras e também pela instituição brasiliense. Eficiência e bom-humor são marcas registradas do ministro. Ano passado foi o integrante da Terceira Turma - colegiado que preside até assumir o novo cargo - com o maior número de casos apreciados. É notório o fato de escrever cordel nos intervalos das sessões de julgamento.
Alagoano de Maceió, Gomes de Barros está em Brasília desde 1962. Começou advogando na nova capital e, em 1970, ajudou a fundar o Instituto dos Advogados do Distrito Federal. Foi procurador-geral do Distrito Federal por três anos (1985/1988).
Entre 1986 e 1987, foi presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais de Estado. Foi conselheiro da OAB por nove mandatos consecutivos. Sua competência jurídica rivaliza com sua paixão pelo cordel, mas a convivência entre ambas parece ser pacífica, afinal ele é referência nas duas áreas: jurídica e cultural.
Fonte: STJ