Sergipano Vladimir Carvalho é novo membro do TRF5

O amor e a admiração pela terra natal marcaram a solenidade de posse, no final da tarde de ontem (27/02), do desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, primeiro sergipano a se tornar membro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Dirigida pelo presidente do TRF5, desembargador federal José Baptista de Almeida Filho, a cerimônia foi prestigiada pelos diretores de Foro de todas as Seções Judiciárias vinculadas, magistrados, servidores, autoridades civis e militares dos seis Estados de abrangência do TRF5 (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe).

O governador Marcelo Déda, o deputado federal José Carlos Machado, o desembargador José Artêmio Barreto (presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe), a prefeita de Itabaiana, Maria Vieira de Mendonça, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional de Sergipe, Juvenal Francisco da Rocha Neto, e o empresário João Carlos Paes Mendonça são algumas das inúmeras personalidades do Estado que estiveram presentes à sessão solene para homenagear o conterrâneo.

Numa demonstração de apreço pela cidade natal, o novo membro desta Corte escolheu o Hino da Associação Olímpica de Itabaiana (SE) para marcar a sua entrada no Salão do Pleno, acompanhado dos desembargadores Lázaro Guimarães e Manoel Erhardt (o mais antigo e o mais novo integrantes do TRF5). Após a assinatura do termo de posse, Vladimir Carvalho foi saudado pelo desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas, que enumerou muitas virtudes do empossando e o amor pela sua “aldeia”, tal qual o poeta português Fernando Pessoa.

O procurador regional da República, Luciano Mariz Maia, destacou a vasta produção literária na área jurídica e em outros gêneros, como versos, contos e folclore, desse jurista, historiador e contista, que tão bem soube expressar “histórias de seu povo”. Para o representante da OAB-SE, Juvenal Neto, a trajetória do magistrado é marcada pela sensibilidade e opção humanística.

Utilizando a veia poética, o decano da Justiça Federal da 5ª Região abriu o discurso de posse descrevendo o crepúsculo do sol e falou da emoção de estar nesta Casa após 29 anos de dedicação à magistratura. Fez um retrospecto de sua carreira, da 1ª Comarca, em Nossa Senhora da Glória (SE), até a chegada à Justiça Federal, em 1984. Citou cada um dos muitos lugares por onde passou e das duas décadas à frente da 2ª Vara Federal de Sergipe. Fez uma carinhosa homenagem a todas as pessoas importantes nessa caminhada, sem esquecer de colegas, professores e, em especial, dos familiares.

www.trf5.gov.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade