Paraibano Rogério Fialho é novo desembargador do TRF5
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) tem novo desembargador, desde o final da tarde de ontem (05/05). Através de promoção pelo critério de merecimento, o paraibano Rogério de Meneses Fialho Moreira assumiu como membro desta Corte, durante sessão solene que lotou o Salão do Pleno do Edifício Ministro Djaci Falcão, no Cais do Apolo, Recife/PE. A cerimônia foi dirigida pelo desembargador federal José Baptista de Almeida Filho (presidente do TRF5).
Prestigiaram o evento os ministros do Superior Tribunal de Justiça Humberto Gomes de Barros (presidente), César Asfor Rocha (vice-presidente) e José de Castro Meira; diretores das Seções Judiciárias de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, juízes federais Frederico Azevedo, Ivan Lira, Paulo Machado Cordeiro e Carlos Rebêlo; presidentes dos tribunais de Justiça de Pernambuco e da Paraíba (TJPE e TJPB), desembargadores Og Fernandes e Antônio de Pádua Montenegro; autoridades civis, militares e eclesiásticas da Região.
Além do governador Cássio Cunha Lima e do senador José Maranhão, a Paraíba foi representada por prefeitos, parlamentares, juízes de outros tribunais, conselheiros do Tribunal de Contas, representantes do Ministério Público, Caixa Econômica Federal, magistrados e servidores da Seção Judiciária da Paraíba, onde o novo desembargador exerceu o cargo de diretor do Foro desde 2003.
Coube ao conterrâneo, desembargador federal Paulo Gadelha, fazer a saudação em nome do Tribunal destacando a “dignidade, a disciplina e a competência na magistratura, como características do novo membro desta Corte”. Em seguida, Rogério Fialho foi saudado pelo procurador regional da República Luciano Mariz Maia e pela advogada Ivanise Luna, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), com especial emoção de tia.
O novo desembargador falou um pouco de sua trajetória, lembrou das palavras de Dom Hélder Câmara (ex-arcebispo de Olinda e Recife) sobre “não desistir”, agradeceu aos oradores que o saudaram e fez especial agradecimento ao desembargador aposentado Ridalvo Costa, de quem foi auxiliar e grande admirador. Rogério Fialho reverenciou a terra natal e reafirmou o compromisso de “viver e lutar pela liberdade e pela verdade. Levar a Justiça sempre em direção da verdade”.
Por: Cristina Ramos