CJF firma acordo com Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime para qualificação do Judiciário
Com o objetivo de estabelecer parcerias para o aperfeiçoamento dos juízes e demais operadores do Direito, o Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio de seu Centro de Estudos Judiciários (CEJ), firma nesta quinta-feira (19), acordo com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC).
O instrumento será assinado pelo presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Gomes de Barros, o diretor do CEJ/CJF, ministro Gilson Dipp, e o representante regional do UNODC no Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia, no Salão Nobre da Presidência do STJ, às 14h.
O acordo contempla o estabelecimento conjunto de projetos e o desenvolvimento de atividades, tais como o lançamento de publicações, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, e a realização de seminários e cursos de capacitação. A primeira ação resultante do acordo será a publicação em meio impresso dos “Comentários aos Princípios de Bangalore da Conduta Judicial”, considerado documento precursor dos códigos de ética em todo o mundo.
A publicação deverá ser distribuída aos membros da comunidade jurídica brasileira e dos países africanos de língua portuguesa. Um curso de ética judicial, destinado a juízes e servidores da Justiça Federal, também pode ser uma ação resultante da parceria.
Fonte: CJF