TRF5: juízes federais debatem acordo ortográfico e Literatura
A literatura nordestina e o acordo ortográfico em vigor, que estabelece diversas mudanças com o objetivo de unificar países de língua portuguesa e simplificar a escrita, serão tratados em curso promovido pelo Tribunal e Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), no período de 12 a 14 de fevereiro.
A abertura do curso “Aspecto da Literatura Nordestina - Expressão de uma Realidade Sociocultural” ocorrerá às 8h do próximo dia 12, no auditório da Esmafe5 (Anexo I do TRF5) e a palestra inaugural será ministrada pela desembargadora federal Margarida Cantarelli, que abordará o tema “Acordo Ortográfico e a Linguagem Jurídica”.
Ainda no dia 12, o professor e poeta Diógenes da Cunha Lima (presidente da Academia Norteriograndense de Letras) fará a palestra “A Contribuição da Literatura Potiguar à Cultura Nordestina” e o professor João Chaves (Mestre em Direito pela UFPE, professor da Unicap) coordenará o Cine Fórum “O Homem que Desafiou o Diabo”.
À tarde, o alagoano Graciliano Ramos será tema dos debates. Às 14h, o professor Roberto Sarmento (Doutor em Literatura Brasileira pela UFAL) fará a palestra “Graciliano Ramos: Posição Política e Honestidade Estética” e, em seguida, acontecerá o Cine Fórum “Vidas Secas”, também coordenado pelo professor João Chaves.
A manhã do dia 13 será dedicada à obra de Osman Lins. Os professores Lourival Holanda (Doutor em Letras pela USP) e Lauro de Oliveira (UFPE) ministrarão os painéis “Osman Lins e sua Contribuição à Literatura Brasileira” e “Osman Lins: o Homem e o Amigo”.
Em seguida, será exibido “Lisbela e o Prisioneiro”. Às 14h, o antropólogo e professor Roberto Motta fará a conferência “Mauro Mota - O Poeta do Povo e da Emoção” e, às 15h45, a palestra “Ortografia - Muito Além da Língua” será proferida pelo professor Paulo Gustavo (Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE).
No sábado (dia 14), pela manhã, haverá duas palestras. Às 8h30, o professor Paulo Gustavo falará sobre “O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990” e, em seguida, haverá a palestra de encerramento. O curso disponibiliza 50 vagas, dirigidas a juízes federais dos seis Estados da Região: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe. As aulas serão realizadas no auditório da Esmafe5 (Av. Cais do Apolo, s/n - Bairro do Recife) e transmitidas, por videoconferência, para as seis Seções Judiciárias vinculadas.