Recursos Humanos terão sistema informatizado para toda Justiça Federal
Um sistema de Recursos Humanos unificado, moderno e que atenda a todas as necessidades e expectativas da Justiça Federal será construído com base nos requisitos a serem levantados em conjunto pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelos cinco tribunais regionais federais. Este foi o resultado da reunião por videoconferência realizada na manhã desta segunda-feira (9), no CJF entre os representantes de RH dos TRFs e os secretários de Administração, Recursos Humanos e Ensino do Conselho.
Considerada a melhor alternativa para a unificação dos sistemas de Recursos Humanos da Justiça Federal, o desenvolvimento de um produto novo foi consenso entre todos os presentes devido à dificuldade de integração entre os sistemas em funcionamento.
Meta da administração do presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça, ministro César Asfor Rocha, a transição para sistemas unificados na Federal será feita da forma menos traumática possível, para que não se desperdice o trabalho que vem sendo desenvolvido até hoje. A garantia foi do secretário de Administração do CJF Misael de Andrade.
Os representantes dos tribunais mostraram-se preocupados com a definição em conjunto de rotinas e processos, o que terá início esta semana com o treinamento em mapeamento de processos. Inicialmente com equipes do CJF e do TRF-1ª Região e depois aberto a servidores indicados pelos demais tribunais, o treinamento dará início ao trabalho de identificação e organização de todas as rotinas administrativas que fazem parte dos sistemas administrativos a serem unificados.
Segundo Misael de Andrade, até abril esta etapa deve estar concluída para que possa ser contratada empresa de desenvolvimento dos sistemas. “A forma de acesso às informações será diferente, mas as informações permanecem, apenas agora estarão em ambiente web e disponíveis a toda a Justiça Federal”, explicou o secretário. Ele deu ênfase no envolvimento da alta administração no projeto, o que garante sua concretização, porém com a exigência de empenho redobrado para sua realização.
A equipe do CJF garantiu, ainda, suporte técnico para a migração do conteúdo de todos os tribunais para o novo sistema de RH. “Não vamos cometer os mesmos erros do passado”, afirmou o secretário de Administração.
Cronograma, documentos e notícias relativas ao projeto de unificação dos sistemas administrativos estão disponíveis para acompanhamento de qualquer interessado no portal denominado SIGJUS, disponível mediante cadastramento no endereço http://portal.cjf.jus.br/sigjus .
Fonte: CJF