SIGJUS já tem mais de 35% dos processos mapeados
Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (6), os secretários do Conselho da Justiça Federal (CJF) e os diretores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região avaliaram o andamento do trabalho de mapeamento de processos necessário à criação do SIGJUS, o Sistema de Gestão da Justiça Federal. O secretário de Administração do CJF, Misael de Andrade, anunciou a conclusão de 36,40% dos 140 processos identificados na área administrativa do tribunal, ou seja, 51 processos mapeados.
O SIGJUS é projeto prioritário do CJF e visa unificar todos os sistemas administrativos da Justiça Federal até dezembro deste ano. O mapeamento de processos é a primeira etapa do projeto e está sendo desenvolvido de forma piloto no TRF1.
Após a validação do trabalho pelos demais tribunais regionais federais, os processos mapeados vão embasar edital de contratação de empresa desenvolvedora dos sistemas unificados. Todos os processos devem estar mapeados e validados até o final de abril.
Segundo Misael de Andrade, todo o trabalho será publicado no portal do SIGJUS - http://portal.cjf.jus.br/sigjus. Com equipe disponível para o projeto e motivada com o trabalho, o diretor-geral do TRF1, Sílvio Ferreira, disse estar satisfeito com o resultado alcançado até agora e que já visualiza a conclusão do Sistema. “Penso o tempo todo no projeto. As dificuldades têm que ser sanadas de imediato para não desmotivar a equipe”, disse durante a reunião.
O secretário de Administração do CJF salientou a importância dos gestores acompanharem de perto o mapeamento de processos que vem sendo realizado no Centrejufe, o Centro de Treinamento da Justiça Federal, em Brasília. O secretário de Tecnologia e Informação do Conselho, Edicarlos Caixeta, anunciou a contratação de analistas de sistemas e analistas de requisitos para a segunda etapa do trabalho, quando serão elaborados os editais de contratação para o desenvolvimento dos sistemas administrativos.
Sílvio Ferreira elogiou a medida, que, segundo ele, garante a continuidade do projeto sem interrupções. “É bom saber que não haverá gargalos nas próximas etapas”, disse.
As reuniões de avaliação do SIGJUS acontecem todas as sextas-feiras pela manhã, no Centrejufe.