JusQualitas divulga projetos para a modernização da Justiça Federal
O JusQualitas (Banco de Soluções de Qualidade do Judiciário) publicou cinco novos projetos na última semana. Os trabalhos cumprem a proposta do sistema de reunir as melhores práticas e estratégias para a administração judiciária, criadas e realizadas pelos próprios órgãos da Justiça Federal.
Três dos novos projetos visam à modernização da Justiça. O projeto “Padronização de Procedimentos: A experiência da Vara Federal de Carazinho (RS)” tem o intuito de implementar gestão estratégica participativa e tornar mais eficiente a execução das tarefas, na busca por uma administração mais eficiente. A Vara Federal de Carazinho criou um método capaz de otimizar os recursos administrativos finitos.
“Administrar o Caos - Adaptação à Administração de Secretarias Judiciárias” foi elaborado pela Seção Judiciária de São Paulo, que percebeu a insuficiência de recursos humanos para a realização adequada das suas tarefas. O objetivo do projeto é implantar um
programa de otimização de recursos humanos estabelecendo desafios com base no incentivo motivacional.
Já o projeto “6ª Vara em dia”, de autoria da 6ª Vara Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, tem por objetivo compartilhar o êxito da experiência de saneamento no volume de processos em uma vara cível federal. A intenção é provar que uma secretaria de vara pode e deve ser administrada sob o viés de gestão estratégica do processo.
O plano “Relatório de Tempos Médios” é uma inovação tecnológica na Justiça: uma ferramenta que permite a extração de informações relevantes a respeito do tempo transcorrido entre as diferentes etapas do andamento processual, utilizando dados oriundos dos sistemas de acompanhamento processual. O plano partiu da Diretoria de Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul.
O “Videoteca Virtual” quer explorar e utilizar novas tecnologias virtuais para produção barata e eficaz de comunicação audiovisual. A autoria é da Diretoria do Foro/Administrativa - Seção de Divulgação Social da Seção Judiciária de São Paulo. O projeto visa a produção de vídeos - transmitidos via internet e intranet - para a divulgação de reportagens, ações de treinamento, palestras, idéias, iniciativas e publicidade dos atos da administração de interesse de magistrados e servidores.
Mais informações sobre esses e outros projetos podem ser visualizados neste Portal, no item “Banco de Soluções de Qualidade do judiciário- JusQualitas”.
Fonte: CJF