Servidores da Justiça Federal em Alagoas participam de treinamento no Projeto SIGJUS
Padronizar rotinas administrativas para suprir as necessidades da Justiça Federal através da criação de um sistema gerencial unificado da administração judiciária federal. Assim, nasceu o SIGJUS - Sistema de Gestão da Justiça Federal, em fase de treinamento na Seção Judiciária de Alagoas, de 15 a 18 de junho.
Foi elaborado um cronograma seguido e conduzido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), onde os Tribunais Regionais Federais (TRFs) participaram das discussões e das etapas subsequentes. A fase agora é de conclusão dos mapeamentos de processos nos TRFs e das validações dos processos mapeados através de videoconferências. Nas Seções Judiciárias, o trabalho está sendo apresentado com treinamento quanto ao uso da ferramenta utilizada para mapear os processos.
Os objetivos não nivelar as Seções Judiciárias quanto ao SIGJUS, apresentar a metodologia e a experiência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); repassar a ferramenta para os servidores que atuarão como coordenador e mapeadores, além de identificar os principais elementos de notação de modelagem de processos BPMN (Business Process Modeling Notation). O BPMN significa notação gráfica que descreve a lógica dos passos de um processo de negócio.
O SIGJUS com sua trajetória é apresentado por slides e vídeo do TRF5; aulas expositivas, em conjunto com processos reais a serem mapeados. Os servidores do TRF5 Rosilene Diniz (coordenação-geral / técnica e instrutora) e Luiz Eduardo Cunha Bandeira de Melo (mapeador e instrutor) são responsáveis pelo treinamento.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas