CJF dá início à construção do planejamento estratégico da Justiça Federal
O Conselho da Justiça Federal (CJF) vai coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico da Justiça Federal. O trabalho será desenvolvido a partir das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O anúncio foi feito pela secretária-geral do CJF, Eva Maria Ferreira de Barros, em reunião com os secretários do CJF na quarta-feira (24). Durante o encontro, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) apresentou a estratégia de implementação do trabalho.
De acordo com a secretária da SDI Márcia Lúcia Borges de Melo Gomes, a meta é apresentar o Mapa Estratégico da Justiça Federal no mês de agosto. O ponto de partida será a Análise de Ambiente, ou Análise de Cenário. “Trata-se de um processo de constante investigação sobre os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que influenciam a organização”, explica Márcia Gomes. Neste processo são analisados o cenário interno - fatores nos quais se pode interferir diretamente - e o cenário externo - variáveis não controláveis.
Para coletar as impressões dos servidores do CJF acerca do cenário atual, a SDI afixou cartazes nas dependências de todas as unidades administrativas. O objetivo é que cada servidor escreva a sua visão sobre o cenário interno (pontos fortes e fracos) e sobre o cenário externo (oportunidades e ameaças) do Conselho e contribua para a construção das diretrizes que vão orientar as ações da Justiça Federal.
Segundo a SDI, todos os tribunais regionais e seções judiciárias da Justiça Federal estão sendo convidados a refletir sobre o cenário atual. A compilação desses dados fundamentará a elaboração do Mapa Estratégico da Justiça Federal.
A orientação do CNJ
O CNJ publicou no dia 24 de março de 2009 a Resolução nº 70, que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário. O documento é fruto dos debates realizados em 12 reuniões preparatórias, que contaram com a participação de 87 tribunais de todos os segmentos da Justiça, com vistas à integração dos processos de gestão, à identificação de projetos de modernização em andamento e das demandas e interesses comuns, além da proposição de alternativas de soluções.
A Resolução nº 070/2009 institui o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário sintetizado nos seguintes componentes: missão, visão, atributos de valor e 15 objetivos estratégicos. A partir das definições de objetivos e linhas comuns de atuação, a expectativa é que os órgãos do Poder Judiciário caminhem juntos, a fim de entregar à sociedade serviços judiciais de excelência.
Fonte:CJF