TRF 5ª Região integra rede virtual do STJ

A primeira remessa virtual de processos do Tribunal Regional Federal da 5ª Região para o Superior Tribunal de Justiça foi realizada, na tarde de sexta-feira (07/08), pelo desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria (presidente do TRF5), na presença do ministro Cesar Asfor Rocha (presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal).

A cerimônia, que marcou a integração eletrônica do primeiro tribunal regional do País com o STJ, foi prestigiada pelos ministros Hamilton Carvalhido, Francisco Falcão, Laurita Vaz, Luiz Fux, José de Castro Meira, Humberto Martins, Napoleão Maia Filho, Mauro Campbell, Benedito Gonçalves, Vasco Della Giustina, Xavier de Albuquerque e Antônio de Pádua Ribeiro, desembargadores federais Marcelo Navarro (vice-presidente), Manoel Erhardt (corregedor-regional), Lázaro Guimarães e Rogério Fialho, além de juízes federais, autoridades dos meios jurídico e político da Região.

O ministro Cesar Rocha falou do entusiasmo de ver mais um tribunal integrado à rede do STJ. Com a adesão do TRF da 5ª Região ao Projeto Justiça na Era Virtual, quatro Estados e cinco tribunais passam a encaminhar eletronicamente processos à Corte superior e a meta é que, até o final de 2009, 85% dos tribunais estejam em sintonia com o projeto e utilizem o meio eletrônico.

Processos que demoravam até meses para chegar ao STJ aportam virtualmente em questão de minutos.“Quando concluir o processo de digitalização, o Superior Tribunal de Justiça será o primeiro Tribunal do mundo a eliminar o papel. O sistema utilizado foi criado por técnicos do STJ e está sendo disponibilizado para qualquer tribunal que tenha interesse no Projeto”, adiantou o presidente do STJ.

Os benefícios da virtualização foram destacados pelo presidente do TRF5, para quem a informática é de fundamental importância para combater a morosidade no Poder Judiciário, reduzir os custos no trâmite processual e proporcionar transparência.“Com o processo eletrônico, advogados e partes terão acesso ao processo sem precisar se deslocar até Brasília para examinar os autos. Todas as peças processuais estarão disponíveis no sistema”, adiantou Luiz Alberto Gurgel, que iniciou a administração à frente desta Corte (30 de março último) citando a modernização tecnológica como uma das mais importantes ferramentas para a melhoria da prestação jurisdicional.

Além do benefício ao meio ambiente, provocado pela eliminação do papel, a remessa virtual possibilita a redução de tempo e espaço.

Por: Cristina Ramos

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade