Conciliação: Justiça Federal em Alagoas fará 531 audiências

A Justiça Federal em Alagoas designou 531 audiências de conciliação durante a Campanha Nacional de Conciliação. Do total, 446 serão realizadas de 7 a 11 de dezembro, e o restante foi antecipado. O objetivo da campanha, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é mostrar à população que, por meio da conciliação, é possível obter uma solução mais rápida para conflitos judiciais.

Este ano o slogan é: “Com a conciliação todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”, veiculada em rádios e televisões de todo o país. Esse é o quarto ano que o CNJ realiza o Movimento Nacional pela Conciliação que vem obtendo maior adesão e melhores resultados. Em 2006 foram realizados 46.493 acordos, no ano seguinte foram 96.492 e em 2008, foram obtidos 130.848 acordos de conciliação em todo o Brasil.

Durante a Semana da Conciliação na Seção Judiciária de Alagoas estão previstas 121 audiências para o dia 7; 88 no dia 8 de dezembro; 103 para o dia 9; 93 no dia 10 e 41 no dia 11, totalizando 446. A 3ª Vara Federal realizou 12 audiências de conciliação de 1 a 3 de dezembro. A 4ª Vara Federal fez quatro audiências de conciliação no dia 3/12, e a 5ª Vara Federal, em razão de férias do juiz federal titular durante o mês de dezembro, antecipou a Semana da Conciliação para o período de 23 a 27 de novembro, com 69 audiências de conciliação realizadas. A 2ª Vara Federal não participará, uma vez que utiliza todo seu quadro de servidores para atingir a campanha Meta 2 do CNJ.

A busca de alternativas à resolução de controvérsias instauradas perante o Poder Judiciário é hoje uma tendência mundial, afirma o juiz federal coordenador da campanha na Justiça Federal em Alagoas, Frederico Wildson da Silva Dantas. “O objetivo da campanha é criar uma nova mentalidade no Poder Judiciário, voltada à pacificação social e diminuir substancialmente o tempo de duração do litígio. Na prática, se busca viabilizar a solução dos conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados, reduzindo assim, o número de processos no Judiciário”, explica o juiz coordenador Frederico Dantas.

Assessoria de Comunicação

Justiça Federal em Alagoas

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade