Via Legal vence Prêmio Nacional de Jornalismo
O programa Via Legal, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) em parceria com a fundação Padre Anchieta, foi o vencedor da categoria TV do VI Prêmio AMB de Jornalismo. O prêmio foi resultado de duas reportagens que mostraram a complicada negociação que garantiu, em abril de 2008, a saída dos fazendeiros da reserva indígena Raposo Serra do Sol em Roraima.
A repórter Alessandra de Castro esteve na região, conversou com os moradores e revelou aspectos curiosos da rotina dos personagens de uma história antiga de conflitos e troca de acusações. A viagem serviu ainda para documentar todos os passos da comissão formada no Judiciário para garantir, de forma pacífica, o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou a demarcação contínua da reserva e obrigou a retirada de produtores de arroz e de suas famílias da área.
Durante décadas, índios, produtores de arroz e garimpeiros disputaram o direito de explorar a área de mais de 1,7 milhão de hectares, o equivalente a 12 vezes a cidade de São Paulo. O impasse só terminou depois de uma longa batalha jurídica vencida pelos cerca de 20 mil índios que vivem na região.
O programa apresentou imagens e depoimentos que evidenciavam a divisão interna entre as tribos que ocupam a reserva. De um lado estão os que defendem a incorporação dos avanços trazidos pelo homem branco. Do outro, o grupo dos que lutam para recuperar antigas tradições e pela manutenção da economia de subsistência.
As duas reportagens foram exibidas pelo programa Via Legal no mês de maio de 2009. A entrega do prêmio, R$ 15 mil, será em Brasília, numa solenidade marcada para o dia 28 de janeiro. É a segunda vez que o programa da Justiça Federal vence o prêmio organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em 2006, o Via Legal venceu a mesma categoria com uma reportagem que mostrou o trabalho dos Juizados Especiais Itinerantes numa das regiões mais pobres do Piauí.
Fonte: CJF