Ministros do STJ são homenageados em Alagoas
A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira, 26, sessão especial para a entrega do título de cidadão honorário de Alagoas ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro César Asfor Rocha. O projeto concedendo o título foi apresentado pelo líder do governo na Casa Tavares Bastos, deputado Alberto Sextafeira (PSB).
César Asfor Rocha também receberá na solenidade a medalha de Mérito Marechal Floriano Peixoto. Outro ministro do STJ, o alagoano Humberto Martins, também será homenageado na sessão, ele receberá a medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca. A distinção, outorgada pelo governo de Alagoas, deve-se à notável contribuição dos ministros para o desenvolvimento social do Estado e do Brasil.
A Medalha do Mérito Marechal Floriano Peixoto foi criada por meio da lei n° 5.366, de 30 de abril de 1975, e vem sendo entregue a personalidades, cidadãos brasileiros ou estrangeiros com comportamento público e pessoal condizentes com a causa da democracia social.
No histórico dos agraciados pela Medalha estão o empresário José Aprígio Vilela, o ex-ministro Adib Jatene, o treinador Mário Jorge Lôbo Zagallo, o médico Ib Gatto Falcão e o presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O ministro César Asfor Rocha integra o STJ desde 1992 e também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cearense, é mestre em Direito e portador do título de Notório Saber, outorgado pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), em cuja Faculdade de Direito lecionou, por vários anos, a disciplina Introdução ao Estudo do Direito e Direito Civil.
Humberto Eustáquio Soares Martins nasceu em 07 de outubro de 1956, em Maceió. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas em 1979. Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, por dois mandatos. Ingressou na magistratura em 2002, sendo eleito desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, pelo quinto constitucional, pela classe dos advogados. É ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 2006.
Fonte: Assembleia de Alagoas e Secom/AL