Comitê de Planejamento Estratégico da JFAL se reúne para discutir projetos
Com o objetivo de acompanhar o Planejamento Estratégico na Justiça Federal em Alagoas foi realizada na tarde de quarta-feira (17/3) reunião do Comitê Institucional da Seção Judiciária de Alagoas. O trabalho cumpre resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca consolidar um Plano Estratégico Nacional para o Poder Judiciário.
Segundo a Resolução 70 do CNJ, o planejamento tem como objetivos estratégicos garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos e buscar a excelência na gestão de custos operacionais; facilitar o acesso à Justiça, promovendo a efetividade no cumprimento das decisões. Na área de responsabilidade social busca promover a cidadania.
A resolução determina ainda como meta de alinhamento e integração a garantia de alinhamento estratégico em todas as unidades do Judiciário, além de fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais nos planos nacional e internacional; fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições; disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva e aprimorar a comunicação com públicos externos.
Em gestão de pessoas, a finalidade do CNJ é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores; motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da estratégia. Na área de infraestrutura e tecnologia tem como meta garantir a infraestrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais e sistemas essenciais de tecnologia de informação, além de assegurar recursos orçamentários necessários à execução da estratégia.
A Direção do Foro constituiu o Comitê Institucional da Seção Judiciária de Alagoas composto pela diretora do Núcleo de Administração e diretores dos Núcleos Judiciário, de Gestão de Pessoas, de Tecnologia da Informação, e pelas supervisoras da Seção de Comunicação Social e da integrante do Comitê Regional do Planejamento Estratégico da Justiça Federal da 5ª Região, sob a coordenação da diretora administrativa, Helena Ferreira.
Compete ao Comitê Institucional da Justiça Federal em Alagoas: desdobrar o Planejamento Estratégico Regional em metas, projetos e ações; propor revisão ou adequação das metas, projetos e ações; acompanhar os resultados do Planejamento Estratégico Regional; consolidar informações e elaborar relatórios de resultados; acompanhar a implantação de projetos estratégicos; encaminhar informações nos prazos determinados pelo Comitê Regional, com sede no Tribunal Regional Federal da 5ª Região; submeter à aprovação do Diretor do Foro as metas, projetos e ações desdobradas do Planejamento Estratégico Regional, que por sua vez, serão submetidas ao Comitê Institucional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas