Justiça Federal em Alagoas reúne novos advogados voluntários
O juiz federal coordenador da Assistência Judiciária na Justiça Federal em Alagoas, Rubens de Mendonça Canuto Neto, reuniu na tarde desta terça-feira (26/4), os novos advogados voluntários da Seção Judiciária, para entrevista com os iniciantes.
Rubens Canuto destacou a importância da prestação do serviço judicial voluntário para atendimento à população mais carente, sem condições de pagar advogados. “O serviço garante o direito reconhecido à própria Justiça”, afirma o juiz federal.
A atividade gratuita, conforme ressalta o magistrado, não existe para substituir a Defensoria Pública da União, mas para complementar os serviços prestados pela instituição, devido aos poucos defensores existentes, que não atingem a todos os que necessitam.
A advogada Denise Flores atua na área civil, e resolveu se inscrever para advogada voluntária da Justiça Federal. “Gosto de advogar e acredito que a Justiça tem que ser para todos, por isso vou atuar como voluntária”, disse Denise. A atuação será em todas as áreas em regime de um dia de plantão.
Advogados voluntários que exercerem a função durante pelo menos dois anos consecutivos e que tenham atuado, neste período, no mínimo em cinco processos, receberão certificado comprobatório do tempo efetivo de prática forense, podendo essa atuação, a critério do respectivo Tribunal, caracterizar-se como título em concursos públicos de provas e títulos realizados no âmbito respectivo.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas