Workshop reúne Justiça Federal de Alagoas e Sergipe para cumprimento da Meta 5 do Judiciário
Com o objetivo de viabilizar o cumprimento da Meta 5 do Poder Judiciário, que requer implantação de método de gerenciamento de rotinas na gestão de processos de trabalho, em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau, serão realizados workshops nos Estados com a finalidade de iniciar a implantação de boas práticas de gestão. O workshop para a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e Sergipe será realizado nos dias 4, 5 e 6 de outubro, na sede da Justiça Federal em Alagoas. Segundo o diretor do Foro da JFAL, juiz federal Paulo Machado Cordeiro, a fixação de rotinas e métodos de uniformização de procedimentos, quando possíveis, devem ser adotadas para a eficácia do trabalho.
“Cada unidade do Judiciário vai adotar as melhores práticas realizadas, testadas e aprovadas, após discutidas quais são as mais viáveis, uma medida democrática que prioriza a eficiência”, ressalta Paulo Cordeiro.
O workshop é destinado a diretores de secretaria de Varas Federais selecionadas para o Projeto Piloto e juízes das unidades judiciárias de 1º grau, destas varas. Contará com a presença do corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Manoel de Oliveira Erhardt, no encerramento do evento.
No evento da Seção Judiciária de Alagoas e de Sergipe, os diretores de secretaria de Alagoas/Sergipe se reunirão nos dias 4 e 5 para análise de um fluxograma elaborado no workshop de preparação em Brasília, através da ferramenta denominada Bizagi. A partir deste fluxograma, os participantes mapearão o processo comum ordinário e extrairão as boas práticas de gestão. O processo que for mapeado se tornará padrão na rotina de trabalho entre as duas Seções Judiciárias.
No dia 6 de outubro, os juízes validarão fluxo e as boas práticas apresentadas e mapeadas pelos diretores de secretaria.
Nos dias 9 e 10 de setembro foi realizado um workshop de preparação pelo CJF, em Brasília, para treinamento da metodologia dos workshops locais, do qual participaram os servidores Adriana Amâncio de Almeida Oliveira e Helci Rodrigues Pereira Júnior.
Os workshops locais da 5ª Região foram divididos em quatro etapas, assim definidas: Pernambuco: 29, 30 de setembro e 1 de outubro; Alagoas e Sergipe: 4, 5, e 6 de outubro, em Alagoas; Ceará: 13, 14 e 15 de outubro e Paraíba e Rio Grande do Norte: 27, 28 e 29 de outubro, na Paraíba.
Programação do workshop Alagoas e Sergipe:
Dia 04/10 - Manhã
Apresentação
• Abertura
Contextualização
• Histórico - CJF e TRF5
• Alinhamento Conceitual - CJF
• Ferramenta - CJF
Preparação
• Explicar a dinâmica - consultor
• Explicar os papéis - consultor
Dia 04/10 - Manhã e Dia 05/10 (consultor, tutor e diretores de secretaria).
• Análise do Fluxo
• Proposta de Melhoria (mapear o processo)
• Extração de boas práticas
Dia 06/10
Validação do Fluxo - juízes e corregedor.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas