Justiça Federal de Alagoas e Sergipe se capacitam para cumprir Meta 5 do Judiciário
Representantes da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e Sergipe se reúnem de 4 a 6 de outubro na sede da JFAL em workshop para trabalhar a implantação de método de gerenciamento de rotinas na gestão de processos de trabalho, e assim viabilizar o cumprimento da Meta 5 do Poder Judiciário. O evento, com o objetivo de iniciar a implantação de boas práticas de gestão de processos, foi aberto na manhã desta segunda-feira, pelo diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, juiz federal Paulo Machado Cordeiro. “A fixação de rotinas e métodos de uniformização de procedimentos, quando possíveis, devem ser adotadas para a eficácia do trabalho”, ressaltou ao dar boas-vindas aos participantes.
Participam do workshop, diretores de secretaria de Varas Federais selecionadas para o Projeto Piloto (nos dia 4 e 5) e juízes de Alagoas e Sergipe, apenas na quarta-feira (6/10) pela manhã, quando contarão também com a presença do corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Manoel de Oliveira Erhardt, no encerramento do evento.
São palestrantes na primeira fase do evento Walter Rodrigues Ferreira, do Conselho da Justiça Federal (CJF) e a consultora Vilca Damiani, pelo CJF, além de Fábio Rodrigo de Paiva Henriques, da Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e Geraldo Alves da Silva Jr., da área de Gestão de Processos do TRF5. De acordo com informações de Walter Ferreira, os objetivos são agilizar a gestão de processos, otimizar custos e efetivar boas práticas, para assim viabilizar a Meta 5 do Judiciário.
No evento da Seção Judiciária de Alagoas e de Sergipe, os diretores de secretaria de Alagoas/Sergipe, nos dias 4 e 5 analisam um fluxograma elaborado no workshop de preparação em Brasília, por meio da ferramenta denominada Bizagi. A partir deste fluxograma, os participantes mapearão o processo comum ordinário e extrairão as boas práticas de gestão. O processo que for mapeado se tornará padrão na rotina de trabalho entre as duas Seções Judiciárias.
No dia 6 de outubro, os juízes validarão fluxo e as boas práticas apresentadas e mapeadas pelos diretores de secretaria.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas