Diretores de Secretaria da JFAL fazem curso a distância de Gestão por Processos
Com o objetivo de cumprir a Meta 5 e disseminar conhecimento sobre métodos de gestão por processos; Modelo de Governança por Processos da Justiça Federal e a Metodologia de Gerenciamento de Processos da Justiça Federal, diretores de Secretaria da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participam do Curso de Gestão por Processos.
O curso busca também fomentar a cultura de colaboração entre as diversas unidades da Justiça Federal, e disseminar, efetiva e eficientemente, o conhecimento sobre a gestão por processos no âmbito da Justiça Federal. A realização segue modelo a distância, via Web, plataforma Moodle do Conselho da Justiça Federal, com apoio tutorial (via fórum de discussão), com 36 horas/aula.
Os conteúdos dos cursos estarão disponíveis para os participantes até o final do programa. Desta forma, os profissionais da Justiça Federal terão a sua disposição todo o conteúdo temático em gestão por processos, independente se o tema já tenha sido abordado ou se ainda irá ser discutido.
Conteúdo programático
Ambientação
Módulo I - O que é a Gestão por Processos? (6 h/a)
Módulo II - Por que adotar a Gestão por Processos? (6 h/a)
Módulo III - A governança e a arquitetura de Processos da Justiça Federal (6 h/a)
Módulo IV - Como entender e melhorar seus processos? (6 horas)
Módulo V - Como uniformizar os processos da Justiça Federal a partir do conceito de boas práticas? (6 h/a)
Módulo VI - Como gerenciar a mudança rumo à implantação do processo padrão? (6 h/a)
A avaliação será aplicada a cada módulo, por meio de realização de exercícios obrigatórios inerentes ao assunto tratado no período. Sendo a nota mínima de 70 e a máxima de 100 para cada grupo de exercícios que compõem cada uma das avaliações. Para prosseguir com os estudos, o aluno deverá obter a nota mínima exigida em cada avaliação.
A avaliação será realizada através de um questionário com 10 perguntas de múltipla-escolha, valendo 10 pontos cada. Ressalta-se que todas as perguntas serão baseadas em situações práticas (estudo de caso) que o usuário deverá vivenciar no que tange ao uso da gestão por processos em seu dia-a-dia.
Ao participante que concluir o curso com aproveitamento mínimo de 70%, receberá o certificado expedido pelo Conselho da Justiça Federal/Centro de Estudos Judiciários.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas