Corregedor-geral da Justiça Federal define TRF5 como exemplo de eficiência e celeridade
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região foi apontado pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, como exemplo eficiência e celeridade. O elogio do ministro foi feito na reunião do Conselho da Justiça Federal (CJF), no dia 13 de janeiro), estendido também ao TRF4, quando foi aprovado o relatório da inspeção realizada no TRF5.
O ministro Falcão ressaltou que a Corte, em 2009, ficou em 2º lugar no ranking nacional do cumprimento das metas de nivelamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentre os 91 tribunais do País. “Essa conquista é fruto do esforço de magistrados e servidores da instituição, cujo trabalho é realizado com foco em resultados”, afirmou o corregedor. Ele acrescenta que o tribunal reforçou as medidas eficazes adotadas em 2009 para dar cumprimento às metas de 2010.
Ações garantem posição de liderança
O ministro Francisco Falcão destacou que diversas ações garantem posição de excelência à Justiça Federal da 5ª Região, tais como: um sistema regional de controle centralizado da suspensão e transação penal; a criação, na Secretaria Judiciária, do Núcleo de Uniformização e Integração de Procedimentos; a integração do sistema processual com o de jurisprudência, possibilitando a divulgação mais ágil da jurisprudência; e existência de dispositivo inédito de alerta no sistema de acompanhamento processual, que indica se uma matéria está sujeita a repercussão geral ou recurso repetitivo.
O ministro ressaltou que os “campeões de julgamento” deste Tribunal são os desembargadores federais Barros Dias e Margarida Cantarelli. O ministro Falcão cumprimentou e parabenizou o presidente do TRF5, desembargador federal Luiz Alberto Gurgel.
Autor: Com informações do Conselho de Justiça Federal