Presidente do TRF5 lança pedra fundamental da sede própria da Justiça Federal em União dos Palmares
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria lançou na manhã desta terça-feira (1º de março), a pedra fundamental para a construção da sede própria da Justiça Federal em União dos Palmares, a 76 km de Maceió, onde já funciona em imóvel alugado, a Subseção Judiciária - 7ª Vara Federal - com Juizado Especial Federal. Luiz Alberto Gurgel ressaltou a importância da interiorização da Justiça Federal para Alagoas e para os demais Estados nordestinos que integram a 5ª Região.
Segundo o desembargador federal, num passado não tão distante, a Justiça Federal estava instalada apenas nas capitais da 5ª Região, com poucas Varas distribuídas nos demais municípios. Em Alagoas, chegou em 2004 em Arapiraca e em 2008 a União dos Palmares, cuja sede própria vai permitir maior comodidade à população. “É a Justiça Federal chegando mais próxima ao cidadão”, destacou o presidente do Tribunal Alberto Gurgel.
O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, juiz federal Paulo Machado Cordeiro lembrou que o lançamento da pedra fundamental é a fixação do compromisso da construção do prédio próprio da Justiça Federal em União dos Palmares, com obras já em andamento. “Queremos inaugurar essa sede ainda este ano, trata-se de um centro de prestação jurisdicional com ampla estrutura para melhor atender a população”, ressaltou Paulo Cordeiro.
Participaram da solenidade o prefeito de União, Areski Freitas Júnior, responsável pela doação do terreno numa parceira firmada pela Justiça Federal em Alagoas; o ex-governador Manoel Gomes de Barros e outras autoridades convidadas, além do diretor do Foro da Subseção Judiciária de União dos Palmares, juiz federal titular da 7ª Vara, Rubens de Mendonça Canuto Neto e dos juízes federais da JFAL, Sebastião José Vasques de Moraes, Raimundo Alves de Campos Jr. e Sérgio de Abreu Brito.
O diretor do Foro da Subseção Judiciária de União dos Palmares, juiz federal titular da 7ª Vara, Rubens de Mendonça Canuto Neto, destacou a excelente estrutura da nova sede a ser erguida em dois pavimentos, com salas de perícia, de audiência, de espera, de advogados, entre outras, para melhor atender ao município e as outras cidades da região da zona da Mata alagoana.
O prédio da Subseção Judiciária de União dos Palmares terá 1.687 m2 de área construída, constituída de pavimento térreo e pavimento superior. O prazo é de 240 dias para conclusão dessa primeira etapa, com um custo é de R$ 1. 489.488,79.
Nessa primeira etapa, após realização de serviços de locação, terraplenagem e fundações, a obra prosseguirá com a estrutura, vedação, fechamento perimetral (muro e grade), coberta, impermeabilização; bem como esquadrias (alumínio, madeira e ferro), instalações elétrica, de telefonia e lógica, instalações hidrosanitárias e pluviais, revestimento de parede e contrapiso, de acordo com as condições e especificações técnicas do edital.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas