Corregedor-geral do TRF5 abre correição na Justiça Federal em Alagoas
O corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, abriu na manhã desta segunda-feira (6/6) o período de correição na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Os trabalhos de verificação de processos se estendem até 15 de junho, com prosseguimento no período de 4 a 12 de julho em sua segunda etapa.
Para o desembargador e corregedor-geral, Vladimir Souza Carvalho, esse é um momento em que o Tribunal, por meio da Corregedoria, vem conhecer a intimidade das Seções Judiciárias. “Quando a gente recebe o processo em grau de recurso não tem como fazer esse acompanhamento de perto”, disse o corregedor, ao citar a alegria de estar na Seção Judiciária de Alagoas, onde atuou como juiz federal de 1985 a 1987.
Além do coorregedor-geral, o trabalho de correição conta com equipe de dez técnicos do TRF da 5ª Região. Na JFAL, são 73.374 processos em tramitação, sendo 60.405 nas nove Varas Federais e 12.969 na Turma Recursal. Segundo o diretor do Foro, juiz federal Paulo Machado Cordeiro, o objetivo da correição é auxiliar, verificar e instruir ações de melhoria, adequação e desenvolvimento dos trabalhos.
“A meta é sempre a melhoria dos trabalhos jurisdicionais em procedimentos utilizados, prazos e mecanismos para aperfeiçoamento. Há 20 anos em que estou aqui na Seção Judiciária de Alagoas, esse é um momento aguardado com muito respeito e expectativa, pois o trabalho desenvolvido pode ser informado e identificado à Corte Regional”, ressalta Paulo Cordeiro.
Segundo o magistrado federal, a correição anual é pedagógica, pois há novas informações e opiniões obtidas para o aprimoramento do trabalho. Paulo Cordeiro ressaltou a satisfação em receber o corregedor-geral Vladimir Carvalho.
Assessoria de Comunicação Justiça Federal em Alagoas