Juiz federal Paulo Cordeiro homenageado com Medalha Mérito da República
O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal Paulo Machado Cordeiro, titular da 3ª Vara, foi homenageado pelo Governo de Alagoas na noite da terça-feira, 15 de novembro, com a Medalha Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, junto com mais dez personalidades de segmentos jurídicos, artístico, científico e político em Alagoas e no Brasil, na data de comemoração dos 122 da Proclamação da República no País.
O evento, no Memorial à República, homenageou ainda o senador Benedito de Lira, o artista plástico Delson Uchôa, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo, o médico Ismar Malta Gatto, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbel, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Omar Coelho, o ex-ministro do TSE, Roberto Rosas, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Sebastião Costa Filho e a artista plástica e escritora, Solange Chalita.
O governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho, acompanhado do secretário Álvaro Machado, do Gabinete Civil, fez referências ao histórico e a contribuição social, artística e política de cada um homenageados da noite pelo desenvolvimento econômico e social do Estado de Alagoas. Sobre o juiz federal Paulo machado Cordeiro, citou a ligação como “eminente professor da Universidade Federal de Alagoas e sua atenção com a realidade e as demandas cotidianas do alagoano”.
“O juiz federal Paulo Cordeiro tem um reconhecido trabalho no Fórum da Justiça Federal, com projetos que têm aproximado o cidadão da prestação jurisdicional que garantem a essa instância dos diretos individuais e coletivos”, disse o governador, ao ressaltar o profundo respeito à Justiça Federal em Alagoas pela integração com a comunidade, que faz dessa instituição uma das mais respeitadas pelos alagoanos.
Em seu discurso, Paulo Cordeiro lembrou sua trajetória ao ter nascido no Rio de Janeiro e por ter sido criado em Salvador, onde estudou e constituiu família, mas enfatizou que foi em Alagoas que fez raízes profundas e irremovíveis na alma, pois é a cidade e o Estado que se adota como seus por livre e espontânea vontade.
“Dedico diuturnamente o melhor da minha existência a fazer justiça na Justiça Federal e formar novas gerações de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas e na Faculdade de Direito do Cesmac. Desde que cheguei, em 9 de outubro de 1991, todas as administrativas da Justiça Federal têm a minha participação direta ou indireta”, observou ao citar desde a saída do prédio do Salgadinho para o prédio da Serraria, à criação do Juizado Especial Federal em 2001 e a inauguração este ano de mais uma Vara Federal; além de outras duas a serem implantadas até 2013, na capital e mais duas no interior, em Arapiraca e Santana do Ipanema. Paulo Cordeiro falou ainda da contínua formação de estagiários; da implantação de sistemas avançados de informática e de reuniões semanais que permitem a resolução de problemas na JFAL.
O magistrado federal agradeceu ao governador Teotônio Vilela Filho pela homenagem em sinal de reconhecimento da dedicação e esforço à causa da justiça e a questão pública, que simboliza, como representação de todos, esse momento, os juízes federais e todos os servidores da Justiça Federal em Alagoas. Ressaltou a criação de empregos, o desenvolvimento sustentável, a instalação de novos empreendimentos hoteleiros e turísticos e a criação de novas indústrias como contribuições definitivas do governador à economia do Estado.
“Esta homenagem que o senhor governador está a me prestar, simboliza a minha aceitação por esta terra e por sua gente trabalhadora, honesta e leal, fortalece em mim a convicção de que a outorga da Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca reflete a vontade de coração bondoso, respaldado no sentimento da generosidade”, conclui Paulo Cordeiro.
Entre os muitos convidados da solenidade, estavam ministros do Superior Tribunal de Justiça, senadores, deputados, secretários de Estado, artistas, médicos e familiares dos homenageados.
Assessoria de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas