Presidente do TRF5 apresenta experiência do Processo Judicial Eletrônico ao CJF e CNJ
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, fez duas apresentações durante o I Encontro Nacional sobre Processo Judicial Eletrônico (PJE), na tarde de ontem (29/5), no Conselho da Justiça Federal (CJF). O presidente do TRF5 e os presidentes dos Tribunais de Justiça de Pernambuco e do TRT da 12ª Região, desembargadores Jovaldo Nunes e Gisele Pereira Alexandrino, respectivamente, apresentaram as “Expectativas, dificuldades e resultados na implantação do PJE”.
O presidente do TRF5 fez outra apresentação abordando o PJE na Justiça Federal. O seminário serviu para promover a troca de experiências entre tribunais que utilizam o PJE. A abertura do evento ficou a cargo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Carlos Ayres Britto.
O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), discutiu a informatização do Judiciário a fim de promover a troca de experiência entre as Cortes que já adotaram o Processo Judicial Eletrônico (PJE) ou estão em vias de aderir à iniciativa.
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região foi um dos primeiros a adotar o PJE. Por isso, o presidente da Corte, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, foi um dos palestrantes do evento.
Informatização
O PJE permite unificar com segurança e racionalização a tramitação de demandas judiciais. A partir da digitalização dos processos, o sistema permite o acesso à rotina e ao acompanhamento dos processos jurisdicionais e administrativos no Judiciário, possibilitando mais transparência e rapidez no andamento dos autos.
A meta é expandir esse sistema para todos os tribunais do Brasil, adaptando-o às peculiaridades dos diversos tipos de processos.
Fontes: Comunicação do TRF5 e CJF