Juiz federal Frederico Dantas empossado como desembargador eleitoral

Imagem: Frederico Dantas empossado em sessão solene no TRE de Alagoas

Fonte: JFAL

Imagem: Colegas da JFAL prestigiam posse

Fonte: JFAL

Imagem: Frederico Dantas ressalta mudanças no Judiciário

Fonte: JFAL

O juiz federal titular da 6ª Vara da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) Frederico Wildson da Silva Dantas foi empossado na tarde desta quarta-feira, 13 de junho, em sessão solene, como desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Em seu discurso de posse, citou a verdadeira revolução porque passa o Judiciário, em especial a Justiça Eleitoral, desde a instituição da urna eletrônica, às resoluções sobre fidelidade partidária, passando pela criação do instituto da captação ilícita do sufrágio e chegando, agora, na instituição da Lei da “Ficha Limpa”.

Para Frederico Dantas, o magistrado não pode perder de vista o farol que ilumina seu caminho, pautado por critérios jurídicos e pela coerência e rigor conceituais da Ciência do Direito. “A jurisprudência é trilhada pela técnica jurídica, eis que o juiz é livre, dentro do cárcere da lei”. Citou a importância do Tribunal se manter coeso, unido no propósito de exercer uma prestação jurisdicional efetiva.

“O desafio é imenso, pois a atuação da magistratura eleitoral é condicionada pelo déficit de sistematização de suas normas, causado pelas freqüentes mudanças na legislação, e que tem com o subproduto uma jurisprudência inconstante em todas as instâncias, sobretudo nas instâncias superiores”. Frederico citou o filósofo espanhol José Ortega y Gasset: “Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, mão me salvo a mim”, concluindo que “a vida é o que podemos ser, é a vida possível, e por isso mesmo é decidir, entre possibilidades, o que em efeito vamos ser”, disse ao agradecer as circunstâncias de sua vida, pelas decisões tomadas e pelo distinto privilégio de agora pertencer à egrégia Casa.

O novo desembargador agradeceu aos ilustres colegas, e o desembargador Ivan Brito que o saudou e ressaltou sua trajetória como magistrado federal e professor de Direito, assim como ao presidente do TRE, desembargador Orlando Cavalcanti Manso que abriu a sessão de posse e aos demais desembargadores presentes ao pleno, assim como ao procurador regional eleitoral, Rodrigo Tenório.

Ressaltou o trabalho do ex-corregedor, Raimundo Campos e disse ter orgulho de representar notável tradição na Justiça Federal. “Quanta honra poder dizer que sou herdeiro na instituição, no nome e no sangue de Francisco Wildo Lacerda Dantas, mas também de Paulo Roberto de Oliveira Lima, de Paulo Machado Cordeiro e Sebastião Vasques”, ao citar os outros que o precederam no Tribunal: Sérgio Wanderley, Leonardo Resende, André Granja e Raimundo Campos.

Assim como a seu pai, desembargador federal Francisco Wildo, Frederico Dantas fez uma homenagem também a sua mãe, juíza de Direito Ana Florinda Dantas, que dignifica a magistratura alagoana; aos irmãos e ao grande amigo juiz federal Paulo Cordeiro, que o citou como: “Meu grande mestre que tantas lições já me ensinou, homem generoso, inteligentíssimo e dotado de uma intuição infalível”, encerrando com uma declaração de amor à sua esposa Juliana e aos filhos Lucas e Carolina.

Frederico Dantas é juiz federal desde 2002 e professor de Direito da Universidade Federal de Alagoas, mestre e doutor na área do Direito. É vice-diretor do Foro, diretor da Escola da Magistratura Federal - Núcleo Alagoas - e Diretor da Revista da Seção Judiciária de Alagoas, além de ex-procurador do Estado de Alagoas. Nasceu na Bahia, mas elegeu Alagoas como sua terra, se considerado um “alabaiano”, como faz questão de frisar.

Assessoria de Comunicação Justiça Federal em Alagoas

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade