Justiça Federal promove pesquisa sobre clima organizacional
De 18 a 29 de junho, o Conselho da Justiça Federal (CJF) coordena uma pesquisa de clima organizacional em órgãos e unidades da Justiça Federal. A iniciativa tem a finalidade de medir o grau de satisfação de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários com relação a temas como trabalho, administração, infraestrutura, comunicação, instalações, segurança e serviços de tecnologia da informação. Os resultados irão subsidiar a solução de questões relacionadas à gestão de pessoas e de processos de trabalho.
Os questionários serão disponibilizados pelas seções judiciárias e pelos tribunais regionais federais. As perguntas abordam temas relacionados à gestão da unidade à qual a pessoa está vinculada, suas rotinas, processos de trabalho e condições ambientais. As respostas são objetivas, com graduação de 1 a 6, conforme o nível de concordância. Ao final do formulário, é possível registrar críticas e sugestões. Contudo, recomenda-se que os participantes reservem um tempo específico para responder o questionário de uma vez só e até o final. Isso porque o sistema não permite salvar parcialmente as respostas.
As opiniões são confidenciais e os órgãos ou unidades da Justiça Federal receberão o resultado global e consolidado por região, para divulgação interna e adoção das medidas necessárias. A análise dos dados da pesquisa está prevista para acontecer em julho e a divulgação oficial dos resultados, em agosto. A iniciativa pretende, em longo prazo, estimular a melhoria da gestão pública, bem como criar e manter um ambiente de trabalho que conduza à eficiência e ao bem estar organizacional.
Fonte: Conselho da Justiça Federal