Juízes federais substitutos tomam posse como titulares

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, empossou, hoje (20/06), sete juízes federais que foram promovidos de substitutos a titulares. A solenidade foi realizada no gabinete da Presidência TRF5 e contou com as presenças do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha, desembargadores, juízes federais, servidores, entre outros convidados.

O juiz federal Leopoldo Fontenele Teixeira falou em nome dos magistrados promovidos, destacando que a posse representa o início de uma nova etapa, em razão dos desafios impostos pelas mudanças de cenário pessoal e profissional. “O exercício do cargo de juiz federal representa a transição marcante da figura de um juiz unicamente julgador, para um juiz que, além da eminente função de prestar a jurisdição, assume as vestes, não menos importantes, de administrador profissional, cujo desempenho sabidamente tem condão de impactar na função julgar, não podendo uma ser dissociada da outra”, destacou.

O presidente do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, não se referiu às suas palavras como discurso, mas como uma conversa de amigo mais velho. “Até agora os senhores foram cobrados no aspecto técnico. Provaram à exaustão seu preparo no concurso. Seguiram sendo avaliados durante o processo de vitaliciamento, já agora, de modo mais amplo, abrangendo a capacidade de trabalho, a produtividade, a adequação de caráter, a dedicação. Mas é agora, na titularidade, na solidão quase impenetrável da judicatura, que o desafio se coloca. E este desafio vale e dura uma vida”, ressaltou.

Paulo Roberto de Oliveira Lima destacou ainda que o juiz não é um mero técnico a classificar condutas dentro de um código cifrado. “Um juiz é, antes de tudo, um ‘sentidor’. Deve conhecer e compreender a alma humana, com suas fraquezas, com seus heroísmos, com suas dores”, enfatizou.

Relação

Pelo critério de merecimento foram promovidos os juízes Gustavo de Mendonça Gomes (8ª Vara/JFAL); Gustavo de Paiva Gadelha (8ª Vara/JFPB), Kylce Anne Pereira Collier de Mendonça (18ª Vara/JFPE) e Fábio Luiz de Oliveira Bezerra (12ª Vara/JFRN). Por antiguidade, os magistrados Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda (11ª Vara/JFAL); Bruno Teixeira de Paiva (11ª Vara/JFPB) e Leopoldo Fontenele Teixeira (27ª Vara).

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade