Novos juízes federais substitutos tomam posse no TRF5
Em cerimônia concorrida, na qual participaram juízes federais, autoridades e, principalmente, familiares e amigos dos 16 novos juízes federais substitutos, tomaram posse, no último dia 5, no Salão Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 os novos juízes federais substitutos, aprovados no XI Concurso Público do TRF5.
O presidente desta Corte, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidiu a solenidade. De um total de 3.575 candidatos inscritos, 18 conseguiram aprovação em todas as etapas do certame, sendo que dois tomarão posse posteriormente.
SAUDAÇÃO
“É com muita satisfação que presido essa posse de novos juízes. Essa uma solenidade singela, simples, mas de uma significação muito grande. É uma felicidade ímpar, vendo ingressar na magistratura da 5ª Região os senhores, que, tenho certeza, conquistaram com maior brilho de fazê-lo”, ressaltou o presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima.
Em nome da Corte, o desembargador federal Edilson Nobre saudou os novos juízes, destacando que foram selecionados para distribuir Justiça perante a sociedade. Edilson Nobre enfatizou a importância da prudência como um dos requisitos indispensáveis ao exercício da magistratura.
Em nome dos novos juízes, o primeiro colocado no concurso, Francisco Vieira Neto, lembrou do esforço que fizeram para chegar a esse momento tão importante na vida de cada um. “Não medimos esforços para estar aqui. Foram horas, dias, meses, anos de estudo. Inexorável é que tal opção nos fez de muito abdicar: lazer, convívio com amigos e família, horas de sono, descanso. Todo o sacrifício e toda a renúncia preordenados ao que hoje alcançamos”, salientou o juiz, que assumirá a 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.
Programa de formação - Antes de assumir as funções, os novos juízes passarão por um programa de formação, coordenado pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), a partir do dia 10 de setembro. O Curso de Iniciação à Magistratura terá 520h de, incluindo na formação o estágio nas varas (240h), uma das inovações no programa desta edição.
Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br