TRF5 sediará Encontro Regional Nordeste de valorização do magistrado

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 sediará, no dia 1º de outubro, o Encontro Regional Nordeste do “Programa de Valorização - Juiz valorizado, Justiça completa!”, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Coordenado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, presidida pelo conselheiro José Lúcio Munhoz, o programa é um instrumento para debater mecanismos de valorização da magistratura e do Poder Judiciário, tanto em sua estrutura interna como no relacionamento com a sociedade.

De acordo com Munhoz, a iniciativa do programa é fazer com que o próprio Poder Judiciário reflita coletivamente sobre problemas que interferem na autoestima de parte significativa da magistratura, bem como na imagem pública do juiz. “Há um desestímulo à carreira. Ninguém está preocupado com o lado humano do juiz, apenas com o número de processos julgados. Por ano, são prolatadas cerca de 22 milhões de sentenças. Por minuto, são 42, mas, ainda assim, a coletividade ataca os juízes como “bandidos” ou “vagabundos”, avaliou.

Já foram realizados quatro encontros nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, envolvendo a participação de presidentes, corregedores e diretores de comunicação dos tribunais brasileiros, presidentes das associações de magistrados e diretores das escolas de magistratura. Na pauta de todos os encontros, quatro temas em debate, entre eles a formação teórico-prática dos magistrados e a comunicação dos tribunais com a sociedade. Em cada reunião, são formuladas propostas que serão discutidas no Seminário Nacional sobre Valorização da Magistratura, previsto para ser realizado em outubro, em Brasília.

Para o evento no Nordeste, estão confirmadas as participações das associações dos magistrados de Sergipe e do Rio Grande do Norte e do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, além do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, do TRF5 e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que participarão como correalizadores do evento.

Mais sobre o Programa e os mecanismos de participação direta dos magistrados, os interessados devem acessar a página do CNJ na internet: www.cnj.jus.br/valorizacao.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade