Subseção Judiciária de União dos Palmares recebe treinamento do PJe
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) prossegue com o treinamento das Subseções para a utilização do Sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico) no interior do Estado. O curso foi ministrado pelo Diretor de Secretaria da 3ª Vara da Justiça Federal em Alagoas, Gunnar Dorneles Trennepohl, visando proporcionar treinamento efetivo para os servidores da Subseção Judiciária de União dos Palmares - 7ª Vara Federal - para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Segundo a diretora de secretaria da Subseção de União, Solígia Torres O PJe é uma tendência em todo o Judiciário e um marco na 5ª Região. “O sistema precisa dos ajustes necessários, mas é um marco a médio e longo prazo para a celeridade processual, pois o trabalho mecânico gasto em processos físicos vai reduzir, para valorização maior do trabalho intelectual”, diz Solígia.
Por essa razão, foi feita solicitação do treinamento o quanto antes para a equipe se familiarizar com o Processo Judicial Eletrônico.
O sistema de tramitação processual eletrônico já é obrigatório na capital desde o dia 6 de agosto e o próximo passo será a obrigatoriedade nas Varas Federais do interior de Alagoas.
O PJe está em operação para a entrada de novas ações ordinárias, seus incidentes, ações acessórias e agravos de instrumento nas capitais que abrangem o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
O treinamento ocorreu na terça-feira (12/11) e também na Subseção de Santana do Ipanema nos dias 17 e 18/10/2012. O Processo Judicial Eletrônico proporciona uma maior segurança processual e garante maior transparência à atividade judicial, pois o arquivo digital pode ser acessado pelas partes via internet.