Presidente do TRF5 homenageado pelo Governo de Alagoas com Medalha Mérito da República
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima recebeu na noite de ontem (19/11) a Medalha Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca Desenvolvimento Econômico e Social, uma homenagem do Governo de Alagoas as autoridades que contribuíram para a melhoria da população e consciência cidadã. O governador Teotonio Vilela Filho ressaltou Paulo Roberto como “um homem reconhecidamente simples, modesto e detentor de uma carreira notável, de um desempenho admirável, tanto no campo pessoal quanto profissional”.
Teotonio Vilela lembrou o início de sua trajetória na magistratura como juiz federal da 2ª Vara de Alagoas e, de lá para cá vem galgando posições destacadas, desempenhando, hoje, a nobre função de presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. “Tomo a liberdade de informar que o cidadão Paulo Roberto de Oliveira Lima é um exímio jogador de tênis, leitor voraz, conhecedor da melhor literatura, é também doutor em aeromodelismo e violonista de reconhecido talento”, disse o governador de Alagoas.
Durante a homenagem, Teotonio o citou “como um grande rebelde das formalidades de juiz, simplicidade pessoal que não se confunde com quaisquer tipos de desapego para o seu mister de magistrado, função para a qual foi talhado moral e intelectualmente e na qual é um exemplo de dedicação e de competências extremas”.
Teotonio Vilela lembrou traços pessoais de Paulo Roberto, sempre avesso a festas e compromissos sociais, um homem dedicadíssimo à família, mas que por outro lado, aguça sua visão ao se deparar com situações nas quais sua atuação como juiz decidirá rumos de pessoas ou intervenções na coletividade. “Aí aparece o magistrado firme, gigante, que emprega sem receio seu saber, sua integridade e sua visão de mundo para fazer justiça, para contribuir com uma sociedade ética e equitativa”, concluiu o governador.
Para o desembargador federal e presidente do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, essa homenagem é recebida com muita alegria. “Na atividade de juiz não é fácil cultivar amizades, pois nossas decisões sempre desagradam uma das partes ou as duas. Essa homenagem é um reconhecimento que o trabalho jurisdicional corresponde às expectativas da população e isso dá muito alegra, refrigera a alma”, finalizou Paulo Roberto.
As outras autoridades agraciadas este ano foram: o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o vice-governador José Thomaz Nonô; o industrial José Roberto Toledo Filho; os médicos Milton Hênio e Miriam Tendler e a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.
Supervisão de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas