Agreste de Alagoas ganha mais uma Vara Federal
O presidente o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas instalou na manhã desta sexta-feira (24/05) a 12ª Vara Federal em Arapiraca, a terceira vara instalada na segunda maior cidade alagoana, localizada na região Agreste do Estado, e a quinta no interior de Alagoas.
O presidente lembrou ter iniciado sua carreira como juiz, em 1984 na cidade de Maceió, ressaltando o crescimento da Justiça Federal em Alagoas. “A Justiça Federal nasceu com a República e cresceu porque a população está aprendendo a ser cidadã, a ter e a cobrar os seus direitos”, declarou o desembargador Francisco Wildo.
O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal André Granja ressaltou o crescimento da instituição no Estado, graças ao trabalho diuturno passado de geração para geração, desde os juízes federais Carlos Gomes de Barros e Pedro da Rocha Acioli, passando por Francisco Wildo Lacerda Dantas, Paulo Roberto de Oliveira Lima até a geração atual de juízes. Segundo o magistrado, esse crescimento deve-se também à credibilidade que a população tributa a justiça federal em Alagoas. “Em 2001 foram ajuizados aproximadamente 12 mil processos em Alagoas, ao passo que no ano passado foram mais de 40 mil processos. Hoje a Justiça Federal se aproxima ainda mais do cidadão, embora o número de varas não tenha crescido na mesma proporção”, destacou André Granja, ao falar do incremento de cinco em 2001 para 11 varas no ano passado, bem como do aumento neste ano para 14 varas federais.
O diretor do Foro lembrou a peregrinação que havia feito a partir de 2004 com os colegas juízes pelo interior de Alagoas para a realização de Juizados Itinerantes, no período em que a justiça federal ainda estava às vésperas de iniciar a sua interiorização, ressaltando a importância da aproximação com a população interiorana, ilustrando o exemplo do filósofo alemão Martin Heidegger, que se recusava a afastar-se de sua pequena cidade interiorana de Freiburg. “É importante sentir a sensibilidade, a necessidade, interagir e aprender com a população interiorana. É um convite à reflexão necessário ao amadurecimento profissional do magistrado”, disse André Granja.
O juiz federal titular da 12ª Vara, Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar, agradeceu aos colegas juízes federais que o antecederam em Arapiraca, sobretudo pelo trabalho desempenhado quando o número de processos chegou a 12 mil apenas na 8ª Vara Federal, bem como aos servidores pela capacidade de trabalho e de comunicação.
“O Tribunal Regional Federal da 5ª Região vem sendo destacado pelo modelo de gerir o elevado número de processos, sempre com união, trabalho e compromisso. Assim é na Seção Judiciária de Alagoas que hoje tenho a honra de retornar”, conluiu o juiz Rosmar Antonni.
A solenidade de instalação da 12ª Vara teve a participação do juiz federal diretor da subseção de Arapiraca, Guilherme Masaiti Hirata Yendo.
O evento também contou com a apresentação cultural do grupo “Raspadeiras de Mandioca”, do SESC/AL e do cantor e violonista Eliezer Setton, que entoou os hinos: Nacional, de Arapiraca e de Alagoas.