JFAL é destaque em processos distribuídos por meio eletrônico na 5ª Região
As estatísticas do mês de junho da Secretaria Judiciária (SJ) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) apontam um crescimento superior a 50% na distribuição de processos judiciais por meio eletrônico na Justiça Federal de Primeiro Grau da 5ª Região, se comparados aos físicos.
De acordo com os números, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e no Rio Grande do Norte (JFRN) tiveram um aumento significativo na utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJE): juntas, as duas seções judiciárias ampliaram a utilização do sistema, no mês passado, que passou a ser obrigatório para o ajuizamento dos processos inseridos nas classes de Ação Monitória, Execução de Título Extrajudicial e Ação de Notificação, bem como de todos os incidentes processuais e ações conexas.
Aceitação
Para a diretora da Secretaria Judiciária, Telma Motta, a obrigatoriedade do uso do PJE em algumas seções judiciárias foi responsável pelo crescimento na utilização do sistema, mas não só. Segundo ela, o crescimento também está atrelado à aceitação dos profissionais de Direito e à intensificação dos treinamentos sobre a aplicação do PJe, que vêm sendo realizados na sede do TRF5 e nas seções judiciárias da 5ª Região.
Divisão de Comunicação do TRF5